Login com o Facebook

Home > Vinhos > Os vinhos da Campanha Gaúcha estão crescendo e você precisa conhecer

Os vinhos da Campanha Gaúcha estão crescendo e você precisa conhecer

Fonte: Daniel Dela Corte Perches em 28/09/2018
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp

Foi-se o tempo em que o Brasil tinha sua produção de vinhos concentrada em uma só região. Hoje é possível encontrar vinhos de qualidade sendo feitos em diversos lugares do país e um deles é a Campanha Gaúcha, região que vem ganhando destaque ano após ano e que provavelmente será a nova “queridinha” dos enófilos.

A Campanha Gaúcha fica no extremo sul do país, faz fronteira com Uruguai e Argentina e já representa a segunda maior produtora de vinhos do Brasil. Numa área de 44.365 km2, compreende os municípios de Aceguá, Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Itaqui, Lavras do Sul, Maçambará, Quaraí, Rosário do Sul, Santana do Livramento e Uruguaiana.

Com grandes planícies e um clima bastante seco (favorável ao vinho), por lá se criava muito gado, até que há poucos anos, por iniciativa da Vinícola Salton, que reuniu pequenos produtores para fazerem vinho, iniciou-se a expansão da cultura vitivinífera. Hoje são 16 vinícolas instaladas nessa área, produzindo grandes vinhos. Veja quais são elas (e já faço uma pergunta: quais delas você conhece ou já degustou algum vinho?)

Há também iniciativa para o turismo na região, embora tenha-se que lembrar que para chegar lá demora e não é um lugar para “bate-volta”. As vinícolas ficam longe umas das outras e você vai precisar certamente de uns 2 ou 3 dias para poder visitar com calma e depois pegar a estrada de volta. Algumas das vinícolas têm estrutura para receber hóspedes e há restaurantes típicos que parecem ser bem interessantes.

Eu provei alguns vinhos de lá na minha viagem ao Vale dos Vinhedos, quando fui para o evento Wine South America, a convite da organização da Feira e do Ibravin. Gostei bastante dos espumantes e principalmente dos tintos, que me pareceram com muito caráter, bem distintos e com classe. São vinhos que certamente vão dar o que falar pelos próximos anos. Se você tiver oportunidade de provar algum deles (e claro, visitar a região), faça. Vai valer a pena conhecer um novo terroir brasileiro.

As informações e links foram retirados do site da Campanha Gaúcha e do Facebook deles.

Um abraço

Daniel Perches

 

TAGS

Dicas
SEGUIR VINHOS

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...