Login com o Facebook

Home > Receitas Vegetarianas > Recheio de creme de nutella, para cupcakes e bolos

Recheio de creme de nutella, para cupcakes e bolos

Fonte: Juliana Morgado em 30/04/2018
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp

Quando eu decido rechear meus cupcakes, então faço questão de que o recheio seja a estrela do cup. Quero um recheio fantástico e que seja ao mesmo tempo saboroso, com profundidade e leve, porque a massa do cupcake já é “massaroca” suficiente.
Por algum tempo eu usava nutella pura para rechear cupcakes, mas sinceramente sempre achei muito pesado e enjoativo. Eu sei que é preferência nacional e que tem gente que comeria a colheradas, pura. Mas eu sempre achei exagerado!

Recheio de creme de nutella para cupcakes e bolos

Recheio de creme de nutella para cupcakes e bolos
Então descobri este creme de nutella para rechear cupcakes e bolos, e fiquei encantada. A receita original é daqui, mas eu dei uma adaptada, inclusive retirando o açúcar que tem aí. Afinal, leite condensado já tem açúcar, chocolate em pó tem açúcar, nutella tem açúcar. Não precisamos de mais, né?
Super recomendo esse recheio, especialmente se você faz doces para vender. Ele rende bastante e, incrivelmente, não deixa a desejar no sabor de nutella. Você pode usar mais ou menos nutella do que diz na receita, mas na quantidade que eu passo abaixo, é suficiente pra sentir aquela avelã sedosa.

Recheio de creme de nutella para cupcakes e bolos

Recheio de creme de nutella para cupcakes e bolos
Além de ser usado para rechear cups e bolos, ele também funciona muito bem como um creme para montar outras sobremesas, como tortas em camadas e parfaits – assista minha decepcionante tentativa de falar parfait no vídeo. Inclusive, prefiro ele geladinho, achei que ficou sensacional assim!

Recheio de creme de nutella
Rende: 500g mais ou menos, da pra rechear uns 40 cupcakes

300ml de leite
150g de leite condensado
75g de creme de leite uht (de caixinha, mas o fresco também funciona)
40g de cacau em pó ou chocolate 70% em pó
1/2 colher de sopa (7g) de manteiga
2 1/2 colheres de sopa (20g) de amido de milho
80g de nutella (fique à vontade pra colocar mais)

1 – Em uma panela de fundo grosso, coloque o leite e o amido de milho e misture bem com um fouet para incorporar tudo. Adicione então o leite condensado e o creme de leite e misture novamente.
2 – Adicione o chocolate ou cacau e a manteiga, e ligue o fogo na chama mais baixa. Continue mexendo com o fouet até que tudo fique bem incorporado e misturado, então troque pra uma espátula pois o creme vai começar a engrossar conforme esquentar e você precisa raspar as laterais e o fundo da panela pra não queimar.
3 – Quando começar a ferver e borbulhar, conte 2 minutos mexendo e raspando o fundo sem parar, igual um brigadeiro. Isso é pra retirar o sabor do amido de milho cozinhando ele.
4 – Desligue o fogo e volte para o fouet. Mexa bem pra esfriar um pouco e acrescente a nutella. Misture até incorporar tudo. Fique mexendo por uns 10 minutinhos pra esfriar o creme, porque isso vai pra geladeira e é muito ruim levar coisas muito quentes pra geladeira de uma vez.
5 – Transfira pra uma tigela e cubra com papel filme, tocando completamente a superfície do creme, pra não formar aquela película do amido de milho. Se quiser, nesse ponto, pode passar por uma peneira pra retirar possíveis grumos que tenham se formado durante o cozimento. Deixe na geladeira por pelo menos 1 hora.
6 – Por último, retire e bata com um fouet ou com a batedeira, até ficar bem cremosinho. É só usar!

Recheio de creme de nutella para cupcakes e bolos

Recheio de creme de nutella para cupcakes e bolos
Dicas:
– Se usar o creme de leite fresco, omita a manteiga, pra não ficar muito gorduroso.
– Esse creme não é bom pra congelar, por causa do amido. Congelando e descongelando, ele fica com uma textura granulada meio ruim. O ideal é fazer antes mesmo, mas o bom é que ele dura bastante na geladeira: até uma semana.

TAGS

Receitas
SEGUIR RECEITAS VEGETARIANAS

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...