Login com o Facebook

Home > Receitas Vegetarianas > Bolo de limão siciliano com sementes de papoula

COMENTÁRIO DO EDITOR
" Bolo de limão é sempre uma ótima pedida. "

Bolo de limão siciliano com sementes de papoula

Fonte: Juliana Morgado em 7/07/2014
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp

Meu novo vício: Sherlock. Demorei um pouco para assistir, porque por algum motivo eu não ia muito com a cara do Benedict Cumberbatch. Acho que tinha a ver com a atuação dele em Álbum de Família, que achei muito deslocada. E ainda juntou com o Martin Freeman, que era um cara que eu nunca entendi bem como ator, achava ele raso demais. Mas acho que era uma interpretação errada minha sobre suas habilidades artísticas, ele tem seu valor – tem sempre uma reação nova em cada cena. E agora que cedi e vi todas as três temporadas de Sherlock de uma vez, sem pensar nas milhares de outras coisas que eu deveria estar fazendo, eu simplesmente achei tudo bom demais.

bolo_limao_siciliano_sementes_papoula3
A crítica já falava bem do seriado. É um transplante (posso falar isso?) de Sherlock Holmes para Londres moderna. Cada episódio dura longos quase 90 minutos, então considere que você vai ver um filme a cada episódio. São só três por temporada.
Se você leu os livros de Sherlock, é bem interessante ver como eles levaram várias histórias e casos do detetive para essa vibe moderna. Aqui e ali tem pequenos detalhes e piadinhas que remetem aos livros, mas tudo com um roteiro muito inteligente. Acho que roteiro inteligente é o diferencial padrão dos seriados britânicos, porque tentei assistir Elementary – que é basicamente Sherlock em NY – e parei nos primeiros 10 minutos, de tão bobo.
Já estou inconformada com a falta de novos episódios para assistir, porque estou apaixonada pelo Sherlock do Benedict. Ele é muito, muito, muito divertido. Se você gosta desse clássico detetive britânico, pode jogar no lixo aqueles dois filmes terríveis do Robert Downey Jr. e passar os dias reprisando Sherlock, todos os episódios.

bolo_limao_siciliano_sementes_papoula2
Esse bolinho fofinho também é tipo Sherlock: de acabar de uma vez só. Ele não é muito doce, então não te enjoa. Fica muito delicado e o sabor de limão é ideal, porque você não sente tanto o azedo, e sim o sabor! Eu fiz com limão siliciano, mas você também pode fazer com limão tahiti, seguindo a mesma receita. E as sementes de papoula são completamente opcionais, porque sei como elas são impossíveis de encontrar por aqui. Mas se achar, elas dão um sabor muito especial que combina com o limão!

Bolo de limão com sementes de papoula
Rende: uma fôrma redonda de 22cm
Receita por Lauren’s Latest, com adaptações.

1 xícara (225g) de açúcar
raspas de 2 limões sicilianos, bem finas
3 ovos
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 xícara (236ml) de buttermilk
3 colheres de sopa (44ml) de suco de limão siciliano
1 3/4 xícaras (200g) de farinha
1 1/2 colheres de chá de fermento
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
pitada de sal
1/2 xícara (115g) de manteiga, derretida
2 colheres de sopa de sementes de papoula (opcional)

1 – Ligue seu forno em 180˚C e unte a fôrma com manteiga e farinha. Coloque ela na geladeira enquanto prepara a massa.
2 – Em uma tigela, misture o açúcar e as raspas. Se puder, deixe para raspar o limão agora, em cima do açúcar, para manter o máximo dos óleos da casca. Também não raspe a parte branca, apenas a amarela. Misture bastante até que o açúcar pareça areia molhada.
3 – Adicione os ovos levemente batidos e o extrato de baunilha e mexa com uma espátula. Reserve.
4 – Em uma tigela, misture o buttermilk e o suco de limão. Em outra tigela, peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal, juntos.
5 – Alterne a adição dos ingredientes secos e líquidos ao açúcar e ovos, mexendo com uma espátula somente até incorporar tudo. Por último, acrescente as sementes de papoula – lindinhas! – e a manteiga derretida. Misture bem, mas sem exagerar, ou seu bolo vai solar.
6 – Coloque a massa na fôrma recém-removida da geladeira. Dê umas batidinhas na mesa para remover algumas bolhas de ar e leve para assar por cerca de 40 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo. Cheque constantemente e gire a fôrma depois de passar da metade do tempo, para assar tudo por igual.

bolo_limao_siciliano_sementes_papoula
Depois corte em pedacinhos e aproveite! Eu peneirei açúcar gelado por cima, mas foi mais por causa da foto pro blog, porque esse bolo realmente não precisa de nada por cima, ele é ótimo puro!

Quem já assistiu Sherlock? Gostam? Também se surpreenderam com Benedict e Martin?

SEGUIR RECEITAS VEGETARIANAS

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...