Login com o Facebook

Home > Quadrinhos > Confirmado: O FIM da Linha Disney na Editora Abril (1950-2018)...

Confirmado: O FIM da Linha Disney na Editora Abril (1950-2018)...

Fonte: Submundo-HQ em 10/06/2018
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp
O FIM de uma Era nos quadrinhos brasileiros se confirma agora, com o anúncio de que a Editora Abril deixará de publicar materiais da Disney após 68 ANOS de atuação com a linha nas bancas!

Nesta matéria (ou seria um "obituário")? vamos rever os últimos acontecimentos que levaram à esse trágico final e vislumbrar as possibilidades pro futuro, já que a SALVAT, por exemplo, lançou uma mega-coleção do "Pato Donald" de Carl Barks lá fora!

Confira abaixo:

As coisas já andavam bastante estranhas na linha Disney pela Editora Abril nos últimos 2 meses... Começou com o atraso de encadernados de luxo e econômicos já prometidos: O Vol. 6 da "Biblioteca Don Rosa" e "Lendas Disney 2 - Gastão 70 ANOS", que logo em seguida foram retirados da pré-venda de sites virtuais (onde chegaram a ter as capas oficiais divulgadas e tudo o mais). Depois, a Abril desovou nas bancas uma série de encalhes de encadernados por 20 e poucos reais (e que custavam originalmente R$ 60). Alguns leitores até comemoraram os descontos, sem perceberem que isso já era um prenúncio de mau sinal (descontos assim, por 1/3 do preço de capa, significam que o material não está vendendo bem e que pode estar à beira do cancelamento)!

A situação começou a gerar desconfiança entre os leitores nas redes sociais (principalmente em grupos do face) e as especulações sobre a Abril perder a Disney se espalhavam aos 4 ventos... A postura da editora era a pior possível: No alto de sua arrogância e falta de respeito pelo consumidor, optaram pelo SILÊNCIO e sequer se prestavam a fazer um comunicado ou nota oficial pra esclarecer a situação (nem que fosse pra dizer que estava tentando resolver as coisas ou ser mais transparente com os riscos de perder a linha de vez). O tempo passava, até que o blog: "Planeta Gibi" (que colaborou com a Abril em várias publicações) confirmou há poucos dias que a Editora Abril não publicaria mais Disney no Brasil:

Só que a Abril desmentiu em poucas horas o anúncio feito pelo blog, afirmando que ainda estava em tratativas de negociação com seus parceiros comerciais... Só que no dia seguinte, um e-mail OFICIAL da editora seria enviado à todos os assinantes Disney confirmando. SIM, a interrupção de todas as publicações da linha Disney. Ou seja, a confusão de informações (ou falta de) continuou até o último suspiro da Abril (que num espaço de poucas horas negou e em seguida admitiu o cancelamento de toda a linha). Agora, a casa caiu e todos os sites (mesmo os jornalísticos, tipo a "Folha") já estão noticiando o FIM da Era Disney no Brasil, iniciada lá atrás (em 1950) com o "Pato Donald" Nº 1 da Abril (capa que abre esta postagem)!

Mas e as perspectivas pro futuro agora? Bem, a Abril deixou um legado de vários títulos mensais e/ou regulares (que serão publicados até JULHO): "Pato Donald", "Mickey", "Tio Patinhas", "Zé Carioca", "Pateta", "Ducktales", "Disney BIG", "Almanaque Disney", e "Disney Especial"... E as recém anunciadas: "Lendas Disney", "Disney Saga", e o "Melhor da Disney" (que se encerraram com apenas 1 edição cada). Fora isso, ainda haviam as coleções de capa-dura: "Carl Barks" (com 10 Vol. lançados), "Don Rosa" (5 Vol. parou bem na METADE), "Os Anos de Ouro do Mickey" (14 Vol. de 37 no total), a linha "Disney de Luxo" (que teve cerca de 20 encadernados publicados), e o "Peninha" (que teve um único Vol. lançado - de 2 no total - pra fechar a fase de seus criadores originais)!

Não se sabe ainda "SE" (ou "quando") alguma OUTRA editora se apresentará pra publicar novamente a Disney no Brasil... Mas alguns colecionadores já demonstram preocupações com o fato de manterem a numeração vigente das mensais (eu, particularmente, sou mais a favor de ZERAR a numeração: Afinal, só o "Donald" se encerrará no nº 2481 - quem pensaria em ter tudo isso completo e pra quê manter uma numeração iniciada em 1950)? De qualquer forma, esse é o menor dos problemas: Antes, temos que ver qual editora vai assumir a bronca e se ela estaria APTA pra exercer a tarefa com competência (isso sim, é um detalhe importante, afinal, quem assumir o posto terá de apresentar um trabalho no mínimo similar ou superior ao da Abril pra cair nas graças do público)!

A SALVAT (ela de novo) lançou em alguns países a coleção do "Pato Donald" de Carl Barks: "La Gran Dinastía Del Pato Donald" (CAPA acima e imagem da LOMBADA abaixo) em 48 Vol. (a coleção da Abril era baseada na Fantagraphics e teria uns 30 Vol. no total) deixando uma esperança de que saia no Brasil algum dia (quem sabe)? A Abril estava cheia de planos pro futuro e já se falava até numa coleção do Paul Murry (graças ao sucesso da ed. temática dedicada à ele - capa acima) e quem colecionava os "Anos de Ouro do Mickey", esperava pras próximas edições a 1º aparição do "Esquálidus" (imagem acima num "Mickey" da Abril). Postei acima também, algumas capas de futuras edições de Barks e Rosa! Agora é esperamos o desenrolar dos eventos e torcer pra que a Disney retorne melhor e mais forte por outra editora!

Até+ 
SEGUIR QUADRINHOS

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...