Login com o Facebook

Home > Nutrição > Vitamina B12

Vitamina B12

Fonte: Nutri Pri Riciardi em 18/10/2016
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp
Memória fraca, dificuldade de atenção e concentração. Esse é um dos principais sintomas de baixos níveis de B12. E apesar desta vitamina ser encontrada somente em alimentos de origem animal, mesmo os mais carnívoros podem estar com deficiência.
Estima-se que 95% de deficiência da B12 acontecem por problemas de absorção da vitamina,que demanda uma boa acidez no estômago, ou por ter sua demanda aumentada em períodos de stress, por exemplo.
Mulheres que comumente consomem anticoncepcionais ou fazem uso, por indicação médica, de doses altíssimas e desnecessárias de ácido fólico no período pré gestacional, tendem a depletar ainda mais seus estoques de B12.
Outros sinais comuns de deficiência são: anemia, fácil aparecimento de hematoma, perda de apetite, formigamento nas pernas, cansaço e tosse crônica sem causa aparente.
A vitamina B12 também é essencial para  prevenir doenças cardio vasculares, pois sua deficiência pode aumentar os níveis de homocisteína, que quando está alta também aumenta o estresse oxidativo e causa maior destruição de proteínas como o colágeno.
As melhores fontes alimentares são vísceras, moluscos, ostras, carnes, peixes, leites e derivados. Os ovos também possuem B12, mas ela é de baixa disponibilidade para o corpo (absorção
As bactérias do nosso intestinotambém tem essa capacidade de produzir B12, mas somente as bactérias boas. É muito raro encontrar alguém que não tenha um quadro de desequilíbrio da microbiota intestinal (disbiose) em menor ou maior grau. Na presença desse desequilíbrio de B12 tanto a produção estará insuficiente  quanto o consumo de vitaminas do complexo B pelas bactérias ruins será maior.
Outro ponto a ser considerado é que asbactérias produtoras de B12 se localizam no intestino grosso e a absorçãoo desta vitamina acontece nas membranas e mucosas da boca e intestino delgado.Portanto a vitamina B12 não estaria disponível em quantidades adequadas para ser utilizada.
Esta seria uma explicação do motivo pelo qual a maioria dos animais vegetarianos ingerirem solo ou suas próprias fezes.
Há alguns alimentos vegetais que possuem estruturas semelhantes à B12,chamados de análogos da B12, como algumas algas, mas seu uso pelo corpo ainda é contraditório. Alguns autores relatam que os análogos poderiam até piorar a deficiência por competiriam com a vitamina B12 ativa, além de afetarem nos valores de exames sanguíneos, mascarando uma deficiência existente
Na dúvida, não vale a pena ficar deficiente, pois esta é uma vitamina essencial à nossa vitalidade, produtividade e bem estar. Procure um nutricionista para avaliar seus níveis de B12 sanguíneos e seus estoques e adequar a suplementação e alimentação se necessário.
SEGUIR NUTRIÇÃO

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...