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Por que está faltando ferro?

Fonte: Nutri Pri Riciardi em 6/10/2016
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Você está sempre cansad@, com queda de cabelo, às vezes se sente tont@ e com aquela moleza e parece que não tem energia nas pernas? Pode ser falta de ferro! E pode até ser que a quantidade de açúcar que você está consumindo esteja atrapalhando na absorção dele!
A falta de ferro ainda é um dos principais problemas nutricionais de saúde pública, principalmente entre mulheres, crianças e gestantes.
Estima-se que 24,8% da população mundial entre o período de 1993-2005 tiveram anemia ferropriva.
A principal causa nas mulheres é a perda menstrual, mas também a baixa ingestão e absorção. Por este motivo, asmulheres tem uma demanda de ferro 2x maior que os homens.
Bebês entre 7-12 mesestem uma demanda de ferro (11mg/dia) maior que de um homem adulto (8mg/dia). Por isso nesta fase é iniciada a introdução alimentar e é protocolo a suplementação de ferro e vitamina A.
A falta de ferro pode (e deve) seridentificada muito antes da anemia se manifestaratravés da presença de alguns sintomas e pela confirmação de baixos níveis sanguíneos de ferritina.
Alguns dos sinais comumente manifestados são:
Fraqueza e cansaçoTontura (principalmente ao se levantar)Queda de cabelo e unhas fracasDificuldade de deglutição e evacuaçãoVontade de comer gelo (pagofagia)PalidezFeridas no canto da bocaDor de cabeçaSíndrome das pernas cansadasRespiração curta pós esforçoFalta de concentraçãoIrritabilidadeRedução de enzimas intestinais.
Deficiências de ferrodifíceis de serem recuperadastambém podem estar relacionadas com outros fatores além da baixa ingestão ou absorção de alimentos rico em ferro:
baixa acidez no estômago ou uso de antiácidosdisbiose intestinalparasitas intestinaisdeficiência de zinco e/ou vitamina Aalto quantidade de nutrientes competidores do ferro (fitatos, fibras, cálcio, manganês, polifenóis)doença celíaca não tratada
A disbiose é o desequilíbrio entre as bactérias do intestino com aumento de bactérias maléficas, ocasionada principalmente por umaalimentação rica em açúcar e carboidratos refinados, má digestão e o consumo de medicamentos.
Essas bactérias consomem o ferro presente no intestino, principalmente se na forma de sulfato ferroso, impactando na absorção deste nutrientes. A maioria dos suplementos de ferro prontos são na forma sulfato e este pode ser o motivo de não funcionarem na recuperação da deficiência de ferro.
Pessoas quenão consomem alimentos de origem animalprecisam de umaquantidade 2x maior de ferro, pois o ferro dos vegetais é de menor absorção. Neste caso, além do aumento no consumo de alimentos fontes deste mineral é  para é necessário ter na mesma refeição a presença de alimentos ricos em vitamina C, como acerola, caju ou goiaba (que podem ser na forma de um suco concentrado), frutas cítricas ou salsa fresca para otimizar a absorção de ferro.
Outro ponto de atenção é a possível alta quantidade de nutrientes que bloqueiam a absorção de ferro, como as fibras e os fitatos principalmente.
Algumas das principais fontes de ferro vegetal são, semente de abóbora, gergelim, chia lentilha, feijão, espinafre, spirulina, coentro desidratado, aveia, castanha de caju, pistache, tofu e melado.
Já dentre os alimentos vegetais são o marisco e as carnes vermelhas, principalmente o fígado, lombo de boi e cordeiro.
*Lembrando que aqui não estão sendo considerados a quantidade de ferro por porção e sua biodisponibilidade.
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