Login com o Facebook

Home > Mergulho > PROJETO MEROS DO BRASIL PARTICIPA DO DIA MUNDIAL DE LIMPEZA COM VÁRIAS AÇÕES PELO BRASIL

PROJETO MEROS DO BRASIL PARTICIPA DO DIA MUNDIAL DE LIMPEZA COM VÁRIAS AÇÕES PELO BRASIL

Fonte: Meros do Brasil em 27/09/2018
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp
PROJETO MEROS DO BRASIL PARTICIPA DO DIA MUNDIAL DE LIMPEZA COM VÁRIAS AÇÕES PELO BRASIL

Setembro foi escolhido como o mês internacional de limpeza de rios e praias. Aproximadamente 150 países, incluindo o Brasil, se mobilizaram para realizar mutirões de coleta de lixo e sensibilizar a sociedade sobre os riscos do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos que poluem rios e oceanos.

 

O Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, participou do Dia Mundial de Limpeza com uma série de atividades em vários estados do Brasil.

Veja como foram as ações pelo país:

 

SANTA CATARINA

 

A ação em Santa Catarina ocorreu na Praia Grande (dentro do Parque Estadual do Acaraí em São Francisco do Sul) em parceria com o Instituto Comar e a Prefeitura Municipal. Mais de 80 pessoas participaram da limpeza.

 

Foram coletadas impressionantes sete toneladas de lixo. Entre os resíduos haviam desde poltronsa, capacetes, dois vasos sanitários a manequins de loja.

 

"O foco da ação foi o de demonstrar o quanto de lixo tem e como, em tão pouco tempo, conseguimos recolher tanto lixo. Queremos que as pessoas tenham essa consciência de cuidar mais do lixo, produzir menos, levar para casa e não deixar na praia. Ou até mesmo ajudar a recolher lixo na praia e tirar isso do meio ambiente, que causa tantos danos aos animais e toda a parte marinha e costeira", afirma Leonardo Bueno, Coordenador do Projeto Meros do Brasil em Santa Catarina.

 

 

PARANÁ

 

No dia do World CleanUp Day, os Projeto Meros do Brasil e REBIMAR em parceria, ICMBio e Surf Seguro que realizaram a limpeza da ilha de Superagui, em Guaraqueçaba/Paraná, na manhã do sábado (15). A escolha do local foi estratégica já que a ilha é de difícil acesso para as pessoas, podendo-se chegar a ela apenas de barco. Apesar de quase deserto, alguns fatores contribuem para a presença de resíduos nesse paraíso: o descarte incorreto de resíduos e produtos de matérias flutuantes, como plásticos, que podem chegar em lugares remotos através das correntes marinhas.

 

Esta foi uma ação inédita na ilha, que está dentro do Parque Nacional do Superagui, que conta com 40 quilômetros de praias desertas e florestas intocadas. Mas, mesmo com todo esse cenário, a quantidade de lixo recolhido não foi pouca. A ação, que contou com 35 voluntários, em pouco mais de duas horas, coletou aproximadamente 124kg de detritos, sendo o maior volume de produtos plásticos. A prefeitura de Guaraqueçaba foi encarregada de dar destino correto ao lixo coletado.

 

 

 

 

RIO DE JANEIRO

A atividade do Projeto Meros do Brasil, no Rio de Janeiro, em comemoração à semana do World CleanUp Day aconteceu no domingo (16), na praia Vermelha, na Urca em Parceria com a ação do Projeto Verde Mar que realiza essa atividade mensalmente desde 2016. O evento, que iniciou por volta das 8h30 e terminou ao meio-dia, teve a limpeza do mar e do costão do Morro da Urca com a ajuda de aproximadamente 30 mergulhadores. Na faixa de areia da praia o número de voluntários foi maior, estimando-se cerca de 150 pessoas. A quantidade de lixo coletado foi maior no costão do Morro da Urca e o total de resíduos chegou a 30kg.

 

 

BAHIA

No dia do World CleanUp Day, o Projeto Meros do Brasil foi parceiro da Patrulha Ecológica e do Instituto Baleia Jubarte, assim como o ICMBio/Parnam dos Abrolhos na ação de limpeza da Praia do Grauçá, na Barra de Caravelas, na manhã do sábado (15). A ação contou com voluntários que coletaram um número surpreendente de mais de 800kg de lixo em uma área de 7,3km. “Mesmo sabendo que a praia de Grauçá é a mais movimentada do município, não esperava ver tantos detritos recolhidos. Foram centenas de sacos de lixos usados e mais de meia tonelada de lixo coletado. É uma tristeza constatar tudo isso”, desabafa o coordenador do Projeto Meros do Brasil, na Bahia, Dó Galdino. “A intervenção artística de teatralização das ameaças às espécies marinhas, exemplificada por personagens alegóricos do mero e da baleia jubarte, pelos resíduos sólidos presentes nos mares, foi para sensibilizar a população pela urgência da conscientização da responsabilidade que cada um tem pelo estado em que o planeta Terra se encontra”, conclui Dó

 

 

ALAGOAS

No dia do World CleanUp Day em Alagoas, o Projeto Meros do Brasil, realizou a ação de limpeza na praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu. A ação que foi realizada durante a manhã e contou com 32 voluntários que coletaram mais de 100kg de lixo em menos de 2 horas e meia.

 

Pelas características dos detritos coletados, estes, foram deixados pelos próprios usuários que vão aproveitar o litoral, maltratando o ambiente que é escolhido pelos mesmos como local de lazer. “Sabendo que é uma área de proteção ambiental com diversos ecossistemas importantes, tais como dunas, manguezais, restingas e recifes de coral, é extremamente preocupante esse número, ainda mais se tratando de uma praia distante de centros urbanos e com visitação moderada”, declara o supervisor do Projeto Meros do Brasil, em Alagoas, Tiago Albuquerque.

 

A equipe do projeto estima que aproximadamente 300 usuários da praia foram sensibilizados sendo uns diretamente e outros indiretamente com esta ação.

 

 

PERNAMBUCO

 

A realização do World CleanUp Day em Pernambuco foi realizada em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene), Projeto Meros do Brasil, Brigada Ambiental de Tamandaré, Garis Marítimos, Peslim, Instituto Recifes Costeiros, Reef Check Brasil, Secretaria do Meio Ambiente de Tamandaré e alunos e professores da Creche Padre Enzo e da Escola Monteiro Lobato. 

 

Foram percorridos 1.400 metros ao longo da praia central do município de Tamandaré, terminando a coleta em frente ao Cepene e foram coletados 64 kg de lixo no total, a maioria plástico. Também foram distribuídos copos ecológicos enquanto eram realizados os trabalhos de educação ambiental.

 

Segundo o pesquisador do ponto focal Pernambuco, Andre Santana, "Estudos apontam que quase todos os oceanos estão contaminados com plástico. E já se tem o conhecimento de ilhas de lixo gigantescas no Pacífico e outras se formando.

 

Nossa missão é fazer as pessoas entenderem que não só esses ambientes são impactados, mas nós também. Todas as pessoas que gostam de contemplar esses lugares, de fazer mergulho, de curtir a praia, as pessoas que usam os frutos do mar como fonte de alimento acabam se contaminando e ficam suscetíveis a serem contaminados por outras substâncias também muito prejudiciais à saúde. Então é nosso dever como população agir para tentar reverte esse cenário."

 

PARÁ

Além de participar das numerosas ações voluntárias de limpeza em praias, a equipe do ponto focal Pará está liderando uma iniciativa para realizar um estudo independente que fornecerá um diagnostico dos resíduos sólidos das praias do Brasil. A ideia não é apenas limpar, mas também gerar, a partir de um protocolo padronizado, o primeiro diagnóstico com quantidade e composição do lixo encontrado nas praias do nosso país.

E as ações no Pará começaram antes mesmo do Dia Mundial de Limpeza, quando a equipe realizou amostragens nas praias de Ajuruteua (município de Bragança) e de Marudá (Municipio de Marapanim), localizadas no nordeste paraense. Os resultados deste estudo serão divulgados nas redes sociais e encaminhado para os órgãos responsáveis.

O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo #InstitutoMerosdoBrasil em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a #ConservaçãoMarinha ao longo da costa brasileira. O #ProjetoMerosdoBrasil conta com o #patrocínioPetrobras por meio do #ProgramaPetrobrasSocioambiental @petrobras

SEGUIR MERGULHO

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...