Login com o Facebook

Home > Mergulho > Mero-tátil, instrumento para educação ambiental inclusiva.

Mero-tátil, instrumento para educação ambiental inclusiva.

Fonte: Meros do Brasil em 24/04/2019
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp

A realização de atividades inclusivas que contemplem públicos prioritários, é uma das diretrizes das ações de educação ambiental do Projeto Meros do Brasil. Assim surgiu o mero-tátil, iniciativa da equipe do PMB em São Paulo, que contempla o ensino da biologia e ecologia dos meros às pessoas com deficiência visual.
Desenvolvido em parceria com o Lar das Moças Cegas e lançado na II Feira da Bio.Inclusão, em Santos (SP), em 2018, o Mero-tátil é um protótipo 3D confeccionado com oito materiais compostos de diferentes texturas buscando dar à peça o máximo de realismo e recursos para a compreensão das principais características biológicas da espécie.


Feito de feltro e recheado de manta acrílica, o Mero-tátil recebeu duas camadas de tule para simular as escamas, com exceção das nadadeiras que não apresentam escamas, da mesma forma que em um mero de verdade. Para os raios das nadadeiras foi utilizado arame; para os olhos, botões; a boca foi feita de feltro e os espinhos da barbatana dorsal foi confeccionado com palitos de madeira. Para reproduzir as características pintas presentes na cabeça dos meros, foram utilizadas miçangas e papelão foi empregado para simular as placas ósseas laterais à cabeça denominadas opérculos.

Diversos cuidados foram tomados na confecção do Mero-tátil visando permitir a reunião de pessoas em torno de dois principais objetivos: apresentar características biológicas da espécie e comunica-las de forma factível e eficiente a pessoas com deficiência visual.

O Mero-tátil tornou-se um importante instrumento de educação. Você pode conhecer mais sobre essa iniciativa na exposição do Projeto Meros do Brasil em cartaz de quarta-feira a domingo das 10h às 18h no Museu de Pesca, em Santos.
Para saber mais, leia o artigo, para a Revista UNISANTA Bioscience, na página do Issuu do Projeto Meros do Brasil: https://issuu.com/merosdobrasil/docs/1745-4952-1-pb


O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo #institutomerosdobrasil em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a #conservaçãomarinha ao longo da costa brasileira. O #projetomerosdobrasil conta com o #patrocíniopetrobras por meio do #ProgramaPetrobrasSocioambiental.

SEGUIR MERGULHO

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...