Login com o Facebook

Home > Mergulho > “Conhecendo a APA de Guadalupe” Ações conjuntas para a conscientização e conservação por meio de educação ambiental

“Conhecendo a APA de Guadalupe” Ações conjuntas para a conscientização e conservação por meio de educação ambiental

Fonte: Meros do Brasil em 16/04/2018
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp
“Conhecendo a APA de Guadalupe” Ações conjuntas para a conscientização e conservação  por meio de educação ambiental

A equipe do Projeto Meros do Brasil do ponto focal de Pernambuco faz parte do Grupo de Trabalho que se reuniu esta semana para iniciar a segunda etapa da formação em educação ambiental de 50 agentes locais da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe, situada no Sul de Pernambuco. A formação está sendo realizada pelo Governo de Pernambuco – por meio Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (#Semas), a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambucos (#CPRH), e o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (#Cepan).

Os Agentes em Educação Ambiental que atuarão nos eventos chamados “Conhecendo a APA de Guadalupe” terão a formação dividida em duas etapas: a fase de capacitação e a de intervenção.

Na fase da capacitação, já realizada, os participantes tiveram acesso a conteúdos sobre Conservação da Biodiversidade e Serviços Ambientais, Geotecnologias Aplicadas a Conservação, Gestão e Legislação Ambiental, e a conteúdos sobre fundamentos de Educação Ambiental.

            Com todo esse conhecimento adquirido, deu-se início a fase de intervenção, onde poderão ter oportunidades de executar ações planejadas por eles próprios desde a fase da capacitação.

            Faz parte da formação desses agentes o mapeamento dos conflitos existentes na Unidade de Conservação de Guadalupe para que ações educativas voltadas à mitigação destes problemas sejam criadas, que farão parte do Plano de Ação em EA desses agentes. Estão previstas ações nos quatros municípios que compõem a APA: Barreiros, Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré.

O trabalho com a educação ambiental e o envolvimento de agentes populares ambientais é parte fundamental no processo de conservação de áreas protegidas, e o Projeto Meros do Brasil apoia essas ações e estará cada vez mais atuando junto com a sociedade e as instituições envolvidas. Desta vez, além de fomentar as atividades de planejamento, levou para os agentes um dos nossos mais recentes produtos, o copo ecológico.

 

E, um brinde ao encontro e a iniciativas como essas!

 

 

SOBRE A APA:

Como informações tiradas do site a CPRH, a APA de Guadalupe está localizada no município de Rio Formoso, litoral sul de Pernambuco, possui 32.135ha de área continental e 12.664ha de área marítima. É composta por uma diversidade de ambientes, como manguezais, remanescentes de mata atlântica, mata de restinga e recifes de corais, e tem como objetivo proteger e conservar os sistemas naturais essenciais à biodiversidade, especialmente os recursos hídricos, visando a melhoria da qualidade de vida da população local, a proteção dos ecossistemas e o desenvolvimento sustentável. 

Dentro da área de proteção também existem diversas atividades econômicas sendo realizadas, com propriedades particulares e públicas, moradias, casas de veraneio, assentamentos rurais, engenhos, atividades de pesca, agricultura e turismo. Como política de desenvolvimento sustentável na busca do equilíbrio do crescimento socioeconômico e a conservação da APA de Guadalupe, em dezembro de 1998, foi regulamentado o uso do solo na região a partir da aprovação do zoneamento ecológico-econômico e a criação do Conselho Gestor.

O Projeto de Formação de Agentes Populares em Educação Ambiental para a APA de Guadalupe ainda prevê uma atualização no Regimento Interno do Conselho Gestor da APA, gerando um maior envolvimento do conselho com a temática através da criação de uma Câmara Técnica de Educação Ambiental e da realização de uma capacitação em captação de recursos para UCs.

 

Projeto Meros do Brasil é realizado pelo Instituto Meros do Brasil em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a conservação marinha ao longo da costa brasileira. O #PMB conta com o # patrocínio Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.

SEGUIR MERGULHO

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...