Login com o Facebook

Home > Jardinagem > Parque Linear: Promenade Plantée – Especial PARIS

Parque Linear: Promenade Plantée – Especial PARIS

Fonte: A Menina do Dedo Verde em 16/09/2018
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp
Nô Figueiredo no Parque Linear de Paris

Conheça agora o primeiro parque linear do mundo, o Promenade Plantée de Paris!

Parque Linear: Promenade Plantée de Paris!

Jardim Linear

Esse jardim linear foi criado sobre uma antiga linha de trem desativada, chamado de Promenade Plantée ou Coulée verte René-Dumont e fica em Paris.

 

História

No final da década de 80 a prefeitura de Paris resolveu transformar uma antiga estrada de ferro, utilizando os trilhos suspensos do trem, num bonito passeio verde. O arquiteto Jacques Vergely e o arquiteto paisagista Philippe Mathieux planejaram para o viaduto ferroviário abandonado, um espaço verde diferente de qualquer outro parque na cidade. Esse foi o primeiro parque elevado do mundo.

 

High Line de NY

Esse parque provavelmente deve ter servido de inspiração para o famoso parque High Line, inaugurado em 2009 em Nova Iorque. Veja aqui o video onde mostro o High Line, que visitei em janeiro desse ano.

 

O Parque Linear de Paris: Promenade Plantée

O parque é na verdade uma grande passarela arborizada de 4,7 quilômetros de extensão que atravessa uma parte de Paris. Boa parte do trajeto é formanda por um jardim suspenso ou parque elevado que fica uns 10 metros acima do nível da rua, e o restante é na altura da rua.

Além de ser uma bonita área verde, é muito legal poder observar as ruas e os prédios da região de um outro ângulo.

 

Cenário de Filme

Sabia que esse parque serviu até de cenário para o segundo filme da trilogia de Richard Linklater: “Antes do Pôr-do-Sol” (Before Sunset), de 2004? É nesse parque que Céline, vivida por  Julie Delpy e Jesse interpretado por Ethan Hawke têm um longo diálogo.

 

Viaduct des Arts

E na parte de baixo do parque, tem o Viaduc des Arts (Viaduto das Artes), formado pelos arcos do antigo viaduto de trem que foram reformados e transformados em ateliês de alguns dos principais artesões de Paris.

 

Projeto de Sucesso

Esse parque é um exemplo bem-sucedido de projeto de urbanismo, que conseguiu harmonizar os diferentes elementos da paisagem local, além de conquistar a apreciação dos moradores da região.

Esse projeto de parque e viaduto de Artes é um excelente exemplo de reuso, reutilização e ressignificação dos espaços. É muito legal transformar um local que deixou de ser útil em um espaço verde e de lazer. É também uma maneira sustentável de trazer mais qualidade de vida aos moradores, revitalizar a região, além de melhorar a economia local.

 

E aí, o que você achou desse parque? Lindo demais esse parque, né? Eu fiquei encantada! Semana que vem posto outro parque que visitei em Paris!

 

Veja mais sobre a minha viagem: Especial PARIS

 

Veja outros parques e praças.

Curta, comente e compartilhe!

Então se você gosta do meu trabalho, se você quer que eu continue fazendo os vídeos, me ajude a continuar produzindo. Curta os vídeos e escreva algum comentário. Pode ficar tranquilo que eu respondo sempre. Confesso que não é no mesmo dia, nem sempre eu consigo, mas eu respondo todas as dúvidas.

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: falecom@nofigueiredo.com.br e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

Siga-me no instagram e no facebook. Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro

O post Parque Linear: Promenade Plantée – Especial PARIS apareceu primeiro em Nô Figueiredo.

SEGUIR JARDINAGEM

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...