Login com o Facebook

Home > Jardinagem > Diferenças entre flor-de-maio e flor-de-outubro

Diferenças entre flor-de-maio e flor-de-outubro

Fonte: Jardim da Grasi em 20/11/2011
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp
Fotos: Daves Garden (acima, flor-de-outubro) e Holiday Cactus (abaixo, flor-de-maio)

Embora ambas pertençam á mesma família (das Cactáceas, mas com gêneros diferentes) e sejam muito parecidas tanto nos cuidados quanto na aparência (quando sem floração), essas duas plantas são de espécies diferentes. No comércio tenho notado que os vendedores se enganam na hora da venda.
Flor-de-outubro (esq.) e flor-de-maio (dir.)

As flores do gênero Schlumbergera (flor-de-maio) são terminais e do gênero Hatiora ou Rhipsalidopsis (flor-de-outubro) ocorrem tanto na parte terminal quanto entre os segmentos.
Os segmentos, que são cada pedacinho desse (chamados de filocládios) tem borda mais lisa na flor-de-outubro e mais pelos na ponta, já na flor-de-maio eles são dentados, alguns mais, outros menos, mas um "dentinho" sempre aparece.

Flor-de-outubro (esq.) e flor-de-maio (dir.)

A maioria das flores-de-maio, como o próprio nome diz, tem o auge da floração no mês de maio e com a flor-de-outubro, acontece da mesma forma, no mês de outubro. Mas algumas flores-de-maio podem ser encontradas no comércio, agora em novembro bem floridas, daí surgem os enganos.

********

Muitos leitores querem mandar fotos de suas plantas e até então eu não tinha feito um e-mail específico do blog, agora quem tiver alguma dúvida e queira enviar fotos é só mandar no:
jardimdagrasi@gmail.com

Até a próxima!


SEGUIR JARDINAGEM

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...