Login com o Facebook

Home > Jardinagem > Bonsai: dicas de cultivo com o ABC do Bonsai

Bonsai: dicas de cultivo com o ABC do Bonsai

Fonte: A Menina do Dedo Verde em 30/06/2019
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp

Aprenda agora a cultivar bonsai com as dicas do Mac Donald Fernandes do ABC do Bonsai. As principais dúvidas de cultivo esclarecidas e simplificadas!

Bonsai: dicas de cultivo com Mac Donald Fernandes do ABC do Bonsai

O que é um bonsai?

Bonsai quer dizer árvore na bandeja. A palavra bonsai é japonesa e significa cultivo da árvore no vaso.

 

Bonsai não é objeto

Bonsai é uma planta. É um ser vivo. Não pode ser cultivado em cima da geladeira ou da mesinha de centro da sala, longe da janela.

 

O que um bonsai precisa?

Todo bonsai precisa de sol e água. O bonsai precisa de sol, de incidência de luz solar de verdade. No mínimo três horas por dia de sol direto nele.

 

Tem que regar todo dia?

Sim, todo bonsai tem que ser regado todo dia! Bonsai é igual pet, é igual um animal, um cachorro, um gato, um passarinho. Se você não der água todo dia para ele, ele vai morrer. O bonsai é uma vida. Bonsai não é objeto.

 

E a história de trabalhar as raízes, trabalhar a copa?

A raiz deve ser trabalhada uma vez a cada dois ou três anos quando for feito o transplante. No transplante podamos as raízes, cortamos 1/3 delas e colocamos a planta novamente no mesmo vaso, com um novo substrato.

Depois de dois, três anos a planta já terá consumido todos os minerais, todos os nutrientes do substrato e será necessário fazer um novo transplante.

 

Qual é a época indicada de fazer o transplante?

O transplante deve ser feito sempre no inverno, quando o metabolismo das plantas é menor, por que elas estão em repouso vegetal.

 

Dá para cultivar bonsai dentro de casa?

Ou perto de uma janela? Ou tem que ser do lado de fora mesmo? Depende muito da espécie.

 

Para quem tem poucas horas de sol ou vai cultivar dentro de casa

A sugestão é começar com uma dessas 3 espécies: ligustrinho, caliandra ou cereja silvestre. Essas espécies precisam de menos sol. Então para quem tem uma varanda, ou uma janela, essas espécies se adaptam bem a essas condições de pouca luminosidade.

 

Tuia não!

A maioria das pessoas começa a cultivar bonsai com pinheiro. Geralmente compra a tuia, a tuia nana (Chamaecyparis nana) ou então compra a tuia jacaré ou o pinheiro negro. Só que essas plantas precisam de 8 horas de sol direto por dia para terem saúde. Elas não podem ser cultivadas dentro de casa.

 

Bonsai de supermercado

A pessoa compra aquele pinheirinho, verdinho, bonitinho. E aí a terra está seca, o substrato está todo seco. E a pessoa leva ele para casa. Passa uma semana, dez dias e a planta começa ficar marrom. A pessoa fica desesperada, acha não não tem o dedo verde, que não sabe cuidar, e vai regando, adubando, e fazendo tudo o que sabe para tentar salvar a planta. Passa uns trinta dias, a planta morre. Porque geralmente os juníperos (pinheiros) não tem seiva, eles tem resína. Então eles demoram para secar. Demora para a planta dar sinais de que morreu. Então tomem muito cuidado ao comprar bonsai de supermercado. Pode ser que você esteja comprando uma planta morta. Veja mais aqui.

 

Bebê planta

Ou pode ser que você esteja comprando uma mudinha bebê de uma árvore. Não é um bonsai de verdade.

 

Vai viajar?

Se você for viajar num feriado, for ficar uns 4 dias fora, pegue uma forma de bolo e coloque o vaso do bonsai dentro e complete com água até chegar na borda. Depois regue abundantemente o vaso. Sua planta vai ter água por uns 4, 5 dias.

 

Como adubar bonsai?

Lembre-se de que a sua planta está confinada num vasinho. Então você precisa nutri-la, pois ela ficará uns 3 anos naquele vaso. O ideal é evitar adubo químico. O Mac só recomenda o Osmocote, por que ele é de liberação lenta. Ele demora uns três, quatro meses para liberar tudo. Bom mesmo é usar adubo orgânico como bokashi, ecoadubo, chorume da composteira ou do minhocário.

 

10-10-10?

Sabe aquele adubo granulado, o tal 10-10-10? Pois é, o vaso do bonsai é pequeno e esse adubo é muito forte para ele. É muito pouco espaço para tanto adubo. Então prefira sempre adubação orgânica.

 

Adubo não é remédio

Quando a planta está ruim, debilitada, fraca, deixe-a quietinha lá, não adube. Porque o adubo é um alimento e não é o remédio da planta. Imagine uma pessoa que sofreu uma cirurgia, que abriram a barriga. Daí você vai lá e dá uma feijoada para ela.  Ela já está debilitada, ela já está morre, não morre. Você vai dar uma feijoada? Não dá, ela não vai aguentar. Então vá com calma.

 

Adubação sempre em pequenas doses

É melhor você dar de pouquinho em pouquinho. A cada dois meses, mas sempre adubar. Do que jogar um monte de uma vez só e ficar um ano sem adubar. Não resolve nada.

 

A árvorezinha do bonsai vai crescer e engordar no vaso pequeno?

Toda planta precisa de espaço para crescer. Então primeiro a gente planta o futuro bonsai no chão, que é onde ele cresce mais rápido, ou então em uma bacia gigante para irmos trabalhando o tronco, engrossando ele. Depois que a planta engrossou, que ela está em um calibre bacana, cortamos as raízes, a raiz pivotante e plantamos num vaso pequeno.

 

Quer comprar bonsai? O Mac vende para o Brasil inteiro!

E ele recomenda que quando a planta chegar na sua casa, você coloque-a direto no sol. Mesmo se estiver um dia nublado! E trate de regá-la com água e muito AAC diariamente!

Site: abcdobonsai.com.br
Instagram: abcdobonsai
Facebook: abcdobonsai
Youtube: abcdobonsai

 

E aí? O que você achou? Gostou de aprender sobre bonsai com o Mac? Conta para mim nos comentários abaixo. E fique de olho que logo mais irei visitar o bonsai-en dele!

 

Faça parte da minha Lista VIP e ganhe 2 e-books!

E você pode se inscrever aqui no site, fazer parte da minha lista VIP e ganhar 2 e-books!

Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

 

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: falecom@nofigueiredo.com.br e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

 

ESTRÉIA DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora é possível programar uma estréia no Youtube. Então uns dias antes da 5af e do domingo eu já posto no canal a miniatura do vídeo que será postado. Aquela fotinho da capa do vídeo. E você pode clicar ali para receber um lembrete avisando que o vídeo irá começar. É muito legal saber antes o assunto do vídeo que irá ao ar, né?

 

Instagram

Siga-me no instagram. Procure por @nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro

O post Bonsai: dicas de cultivo com o ABC do Bonsai apareceu primeiro em Nô Figueiredo.

SEGUIR JARDINAGEM

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...