Login com o Facebook

Home > Fotografia para Iniciantes > Criança fica cega por conta de disparo de luz do flash

COMENTÁRIO DO EDITOR
" Criança fica cega após foto com flash de celular, verdade ou mentira? Se a informação é verdadeira ou não, fique sabendo que uma luz (flash ou LED) pode sim danificar um recém nascido, ou até mesmo um adulto, cuidado então nos ensaios com crianças, a luz tem de ser a mais suave possível. "

Criança fica cega por conta de disparo de luz do flash

Fonte: Meio Bit Fotografia em 28/07/2015
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp

newborn_venceslau-2

Essa começou a correr a internet brasileira hoje e está deixando alguns fóruns de discussão sobre fotografia em ebulição. Para quem não vive entre fotógrafos aqui vai uma pequena explicação do motivo de tanto reboliço. Uma das maiores fontes de renda para fotógrafos de estúdio na atualidade é o tal do Newborn. Estou falando de um ensaio fotográfico fofinho que é realizado com a criança em seus primeiros 10 dias de vida. E entre os praticantes dessa categoria de fotografia existe uma discussão gigantesca sobre o uso ou não do flash, por conta da sensibilidade dos olhos da criança.

Pois bem, essa notícia caiu como uma bomba e já tem neguinho ameaçando de morte nas discussões. Essa aconteceu na China (sempre lá). Segundo a notícia do Daily Mail uma criança de 3 meses teve os olhos danificados após um amigo da família fazer uma foto da criança a 25 cm de distância do seu rosto. O detalhe é que o amigo (da onça) esqueceu de desligar o flash e a luz forte teve um efeito catastrófico nos olhos do bebê. O segundo detalhe é que o equipamento utilizado para fazer a foto foi um celular, o que prova que os flash de LED não são tão fracos assim.

Logo após a foto os pais notaram algo estranho com a criança. Ao levar a um médico constatou-se que ele sofreu danos irreparáveis nos olhos. O flash danificou a mácula que é, simplesmente, onde se encontra a maior densidade de células cones do olho. A mácula é responsável pela identificação de cores e pelo reconhecimento dos detalhes necessários para atividades como, por exemplo, ler. O bebê em questão perdeu a visão do olho direito e teve a visão reduzida no olho esquerdo. Especialistas alertam que crianças até 4 anos de idade são extremamente sensíveis a luz, pois essa parte dos seus olhos ainda está em formação.

Agora vamos ao lado prático da fotografia. Utilizar flash a uma distância pequena dos olhos de qualquer pessoa, seja adulto ou criança, é prejudicial a visão. Estamos falando de uma fonte de luz muito forte que é disparada em um curto espaço de tempo, ou seja, o olho não tem tempo de se adaptar. No caso de crianças, um flash a uma longa distância com rebatedor ou difusor não será prejudicial, pois não está direcionado aos olhos do bebê. Lembrando que o fotógrafo tem que ser responsável e tornar essa luz o mais suave possível. Em caso de recém nascidos, até uma lâmpada mais forte em sua casa ou a luz entrando por uma janela pode ser incômoda. Felizmente, a maior parte das fotos de um ensaio de recém nascido são feitas com o bebê dormindo.

Se você faz fotos caseiras de seu bebê utilizando câmeras compactas ou celular, cuidado com a luz do flash.

The post Criança fica cega por conta de disparo de luz do flash appeared first on Meio Bit.

TAGS

Flash
SEGUIR FOTOGRAFIA PARA...

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...