Login com o Facebook

Home > Fotografia para Iniciantes > Como Fotografar Estrelas Usando a Lente do Kit

COMENTÁRIO DO EDITOR
" Aprenda a fotografar as estrelas com recursos básicos. "

Como Fotografar Estrelas Usando a Lente do Kit

Fonte: Foto Dicas Brasil em 18/06/2015
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp
imagem destacada artigo fotografar estrelas Como Fotografar Estrelas Usando a Lente do Kit

Escuto bastantes alunos meus dizendo que não podem fazer isso ou aquilo por causa dos seus equipamentos. Existe uma expectativa enorme de que pra fazer fotos incríveis, é necessário ter não sei quantas lentes, ou câmeras profissionais, e é claro que ter bons equipamento e principalmente saber escolhê-los, é muito importante, mas eu acredito que quem faz a foto é o fotógrafo e não me canso de dizer:

O bom fotógrafo não é aquele que tem a melhor câmera, mas o que domina melhor a câmera que tem!

Simxer

Por isso que ter uma lente do Kit não pode ser um impedimento para fazer fotos! Aqui no Brasil, a maioria das câmeras estão vindo com a lente 18-55mm, tanto a Canon como a Nikon, mas isso pode variar de época, ou até mesmo de loja. Eu mesma quando comprei a minha primeira câmera semiprofissional, a lente do kit era a 28-135mm e eu fiz muuuita coisa com ela, mas muita mesmo!

Então o artigo de hoje tem algumas dicas também do Adeel Gondal, fotógrafo profissional e amante das estrelas, que faz desse tipo de foto um hobby, e eu acredito que está ao seu alcance também.

1ª imagem artigo fotografar estrelas Como Fotografar Estrelas Usando a Lente do Kit

© Adeel Gondal

Nós sabemos que olhar para um céu estrelado enquanto você fica sentado em uma área aberta é sempre uma experiência tranquilizante, mas fotografar essas estrelas é uma experiência muito melhor. Você já viu essas fotografias incríveis de céus estrelados e da Via Láctea de fotógrafos profissionais, e se perguntou como fazer isso você mesmo, mas nunca tentou porque achava que não tinha o equipamento adequado? Deixe-me dizer uma coisa, “Não é verdade!”.

Se você tiver uma câmera DSLR normal e estiver interessado em fotografar estrelas (e a Via Láctea), você pode fazer isso com a sua lente do kit. Eu explicarei todo o processo passo a passo da maneira mais fácil possível, para que mesmo se você não tiver muito conhecimento técnico, você possa entender e implementar este método.

O Básico da fotografia de estrelas

 

Para começar, você precisa ter o seguinte:

1. Um lugar longe das luzes da cidade. Quanto menos poluição luminosa você tiver, maior a chance de conseguir estrelas claras.

2. Uma noite sem lua. Estrelas também podem ser fotografadas em noites de lua cheia, mas quanto mais brilhante a lua estiver, mais poluição luminosa ela cria, e as estrelas não serão tão proeminentes.

3. Uma câmera DSLR com uma lente do kit como a 18-55 mm, por exemplo.

4. Um tripé

Você pode procurar no Google por algum lugar longe das luzes da cidade e sobre as fases da lua. Você deve saber de antemão em que direção e a que horas a lua irá nascer. Isso o ajudará bastante com a composição de suas imagens. Uma noite sem lua é sempre melhor para fotografar estrelas.

Um dica também é verificar no site Apollo 11, eu linkei para o Rio de Janeiro, mas você pode trocar a cidade, basta clicar em um pequeno discreto ícone à direita e no alto, escrito “mudar cidade” 😉

Além disso, você também pode usar um aplicativo de bússola em seu smartphone para localizar a estrela do norte, para encontrar as constelações, e você também pode baixar um aplicativo chamado Star Chart ou ainda usar o Google Sky, apenas para ter uma ideia de quais estrelas estão acima de você. Os dois aplicativos também mostram a direção da Via Láctea, para que você possa fotografá-la diretamente e obter resultados incríveis.

Esses aplicativos são bem precisos, e com a sua ajuda, você também pode ver Marte, até mesmo a olho nu (e eu tenho certeza que você já viu antes, mas pode ter tido dificuldades em  diferenciá-lo das estrelas). Se você quiser planejar a sua foto no futuro, ou procurar por um horário adequado para fotografar a Via Láctea em sua localização, você pode baixar um aplicativo para desktop chamado Stellarium. Coloque as suas coordenadas e ele mostrará a você a direção da Via Láctea em um horário específico, em uma data específica do ano. Usando este aplicativo, você pode saber exatamente em que horário do ano a parte mais brilhante da Via Láctea estará acima de sua localização para fotografar.

2ª imagem artigo fotografar estrelas Como Fotografar Estrelas Usando a Lente do Kit

© Adeel Gondal

Configurações da câmera

 

Agora, vamos para a parte importante: configurações da câmera. Você precisará assumir o controle de sua câmera, mantendo-a no modo Manual. Mude o modo para Manual e ajuste as seguintes configurações.

Comprimento focal

Defina o seu comprimento focal para o mais amplo que você puder – por exemplo, 18 mm no caso de uma lente de Kit 18-55mm . Na verdade você pode escolher qualquer comprimento focal, mas quanto mais você der zoom (quanto mais longo for o comprimento focal), menos estrelas você será capaz de capturar, e o seu tempo de exposição ideal antes da trilha de estrelas começar a se desenvolver também diminuirá, para saber este tempo, basta saber a Regra 500, ainda não conhece? Eu explico.

Regra 500

É um cálculo simples que se faz para saber o tempo máximo de exposição antes das estrelas começarem a formar rastros de luz na fotografia. Pegue 500 e divida pela distância focal de sua lente, o resultado é o tempo máximo de exposição em segundos. Lembre-se do fator crop ao calcular o tempo máximo para câmeras com sensores menores (câmeras de entrada e semiprofissionais), e como estamos falando de lentes de Kit, provavelmente a sua câmera possui fator de corte.

regra dos 500 Como Fotografar Estrelas Usando a Lente do Kit

Por exemplo, digamos que você está fotografando com uma câmera cropada, com uma lente na distância focal de 18mm. Então, 500 ÷ 18 = 19 segundos de tempo máximo de exposição na Nikon ou 17 segundos em uma Canon, como você pode conferir na tabela acima.

Arredondando pra 20 segundos o nosso resultado, poderemos fazer uma foto com as estrelas estáticas, caso usássemos um tempo maior, o rastro já começaria a aparecer, como você pode ver na imagem abaixo.

regra dos 500 rastro2 Como Fotografar Estrelas Usando a Lente do Kit

Abertura

Configurar a sua abertura para a opção mais ampla é a chave aqui – por exemplo, f/3.5 nas nossas lentes de kits. Ao usar a maior abertura, mais luz entrará pela lente, fornecendo estrelas e Via Láctea mais brilhantes.

Velocidade do obturador 

Como vimos, a velocidade do obturador deverá ser o resultado da Regra 500, ou pelo menos próximo a isso. Você pode conferir o resultado pelo Exif da imagem abaixo.

8ª imagem artigo fotografar estrelas Como Fotografar Estrelas Usando a Lente do Kit

Adeel Gondal

ISO

Comece mantendo o ISO a 1600, e aumente-o depois, dependendo de seus resultados. Lembre-se que quanto maior o ISO, mais ruído haverá em sua imagem. Embora isso dependa da proporção de sinal e ruído do corpo da câmera que você estiver usando. Corpos de câmeras de ponta ou até mesmo de novas câmeras de entrada ou semiprofissionais, tendem a produzir menos ruído com ISOs maiores do que as mais antigas, com mais de três anos mais ou menos.

Disparo do obturador

Você precisa ter um disparador remoto para evitar tremer a câmera enquanto fotografa. Se você não tiver um cabo/controle remoto para liberar o obturador, programe o timer  temporizador Como Fotografar Estrelas Usando a Lente do Kit  (ou temporizador) de seu equipamento para 2 ou 10 segundos em sua câmera. Isso irá minimizar qualquer borrão na imagem devido ao movimento da câmera.

Também é melhor desligar a sua a “Estabilização da Imagem”, já que a vibração dos motores pode fazer a imagem tremer também, o nosso VR na Nikon ou IS na Canon.

Foque a lente no infinito

A seguir, após ajustar todas essas configurações, a próxima coisa mais importante para fazer é focar sua lente no infinito. Como normalmente as lentes de Kits não possuem um marcador de infinito, nós usaremos valores de distância hiperfocal para focar a lente no infinito. Monte sua câmera em um tripé, e foque-a em qualquer objeto brilhante distante, a uma distância de 6 metros ou mais. Se você estiver no escuro e não tiver nada para focar, aponte uma lanterna para para alum ponto a uma distância de no mínimo 6 metros e ajude sua câmera a focar, e sim pode ser você o ponto para ela focar. Assim que a lente estiver focada além de 6 metros, sua distância hiperfocal irá se projetar no infinito, e suas estrelas ficarão precisas. Isso também ajudará a deixar tudo o que estiver no plano de fundo focado também.

Não se esqueça de mudar sua lente para M (Manual) após focar, ou então ela começará a procurar foco novamente quando o obturador for pressionado.

Se a sua lente não estiver focada no infinito, você irá capturar a Via Láctea, mas as estrelas não estarão tão precisas e parecerão maiores. O mesmo pode ocorrer se você usar uma velocidade maior do que a exigida, para não causar trilhas de estrelas. Um exemplo destes erros está aqui.

4ª imagem artigo fotografar estrelas Como Fotografar Estrelas Usando a Lente do Kit

Adeel Gondal

5ª imagem artigo fotografar estrelas Como Fotografar Estrelas Usando a Lente do Kit

Adeel Gondal

6ª imagem artigo fotografar estrelas Como Fotografar Estrelas Usando a Lente do Kit

Adeel Gondal

Recomendações

 

É melhor se sentar no escuro primeiro por pelo menos 15 minutos, para deixar seus olhos se ajustarem com os arredores. Isto o ajudará a ver muitas estrelas, e até mesmo a Via Láctea com o olho nu e também o ajudará a compor melhor as suas imagens. Apreciar seus arredores por um tempo é melhor do que apenas começar a fotografar assim que você chegar ao local.

Agora você está preparado para fotografar suas próprias estrelas. Com a ajuda da lente do kit, tenho certeza que conseguirá resultados suficiente para deixa-lo feliz, e impressionar seus amigos também. Você poderia até mesmo tentar unir fotos em um panorama para obter mais da Via Láctea em sua composição. A técnica é bem simples, basta fazer uma foto e em seguida virar um pouquinho pra direita sua câmera (no tripé, é claro) e fazer outra foto, depois pra esquerda, para alto e para baixo. Feita a sequência, carregue em um programa de edição e junte as imagens. No Photosho Cs6 e CC, por exemplo, existe a função Photomerge que você encontra em ‘Arquivo > Automatizar > Photomerge’, é bem intuitivo de usar e os resultados podem ser surpreendentes!

Pós-processamento

 

A primeira parte para um melhor pós-processamento é RAW. Sim! Sempre fotografe com RAW, pois isso fornecerá a você bastante espaço para o pós-processamento sem afetar a qualidade. Em segundo lugar, algum pós-processamento é sempre necessário para conseguir os resultados ideais.

Trilhas de estrelas

 

Se você estiver satisfeito com suas fotos, você pode avançar ainda mais para conseguir trilhas de estrelas. Apenas localize a estrela do norte no polo norte usando o aplicativo Star Chart e mantenha a estrela do norte (todas as estrelas giram ao redor desta estrela) em sua composição. Para trilhas de estrelas, todas as configurações da câmera continuarão as mesmas, exceto pelo fato que você pode aumentar a velocidade do obturador para 30 segundos, se você quiser.

Você pode usar velocidades do obturador mais rápidas (20 segundos ou mais rápido, se houver luzes na área e 30 segundos se você expor demais). Mantenha a câmera em modo de disparo contínuo e deixe-a fotografar com o máximo de exposições possível. Quanto mais imagens você tiver, mais claras serão suas trilhas de estrelas. Mais tarde, você pode juntar todas as exposições no Photoshop ou usar algum software de trilhas de estrelas para criar trilhas de estrelas.

Assim que você conseguir capturar a Via Láctea, tente incluir objetos no plano de fundo para obter melhores composições.

9ª imagem artigo fotografar estrelas Como Fotografar Estrelas Usando a Lente do Kit

© Adeel Gondal

Gostou? Já tem uma foto das estrelas? Então compartilhe sua foto com a gente nos comentários, veja aqui como inserir uma imagem em qualquer comentário dos artigos do site, vai ser um prazer conhecer seus resultados!

Abraços estelares,

AssinaturaPosts  Como Fotografar Estrelas Usando a Lente do Kit

Imagem em destaque: estrelas nas montanhas via shutterstok

O post Como Fotografar Estrelas Usando a Lente do Kit apareceu primeiro em Foto Dicas Brasil.

SEGUIR FOTOGRAFIA PARA...

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...