Login com o Facebook

Home > Fotografia para Iniciantes > 10 Segredos que irão transformá-lo em um fotógrafo melhor

COMENTÁRIO DO EDITOR
" Leia cada palavra deste artigo e guarde com você, pratique e erre bastante, isso fará sua técnica e gosto por fotografia aumentar em 1000% "

10 Segredos que irão transformá-lo em um fotógrafo melhor

Fonte: Foto Dicas Brasil em 21/07/2015
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp
Destacada 10 segredos fotografo melhor 10 Segredos que irão transformá lo em um fotógrafo melhor

Com certeza já te ocorreu mais de uma vez! Depois de fazer a foto, você revisa no LCD e não fica satisfeito com seu trabalho. Aí você acha que não consegue mais se inspirar o suficiente, que chegou ao seu limite sabendo que deu o melhor si , e por isso não será capaz de melhorar mais como fotógrafo.

Essa é uma situação que todos nós já nos encontramos em algum momento da nossa jornada fotográfica, e que pode ser bem aflitiva, por isso, quero compartilhar com você algumas lições importantes que todos os fotógrafos profissionais consideram bastante e que irá ajudá-lo também a melhorar como fotógrafo de maneira geral.

Neste artigo eu quero trazer esses segredos de forma bem direta, para que você sempre pense neles quando achar que já chegou ao seu limite.

1. Os fotógrafos profissionais só publicam suas melhores fotos

1Genesis Sebastiao Salgado 10 Segredos que irão transformá lo em um fotógrafo melhor

Genesis – Sebastião Salgado

Quando você olha para o trabalho de um grande fotógrafo você percebe que ele é linear, não tem “rachaduras”.

Seja em uma exposição, ou na internet, é normal você olhar o seu trabalho e pensar: “… Como eu amo essa foto, e esta…, e esta …” Todas são excelentes.

E muitas vezes quando avaliamos nossas próprias fotos, ficamos pensando em quantas fotos ainda temos que fazer para finalmente obter uma imagem decente.

O que muitas vezes não paramos para pensar que o mais ​​provável é que o fotógrafo cujo trabalho estamos vendo, só está mostrando suas melhores fotos. Há fotógrafos que se importam muito com número de fotos que faz, e outros que não, por isso possuem consideravelmente mais fotos para escolher, mas eu diria que todos filtram bastante as fotografias que irão mostrar, e é isso que faz com que uma coleção de fotos seja realmente impressionante e deixe sempre aquela sensação de que a pessoa só tem fotos incríveis.

Portanto, da próxima vez que pensar em publicar seus resultados, procure aplicar o mesmo filtro. Fique com suas melhores fotos e deixe as pessoas apreciarem desta maneira o seu trabalho, o feedback com certeza será mais positivo. Eu sei que às vezes estamos tão empolgados que queremos colocar o máximo possível, mas acredite, postar 2 ou 3 fotos excelentes, é melhor que 15 fotos legais, e esse é um bom exercício para você começar.

2. A maioria das fotos que você vê são pós-processadas

Icebergs 10 Segredos que irão transformá lo em um fotógrafo melhor

Icebergs via Shutterstock

 

Embora existam fotógrafos mais puristas, por assim dizer, que gostam de manter seu trabalho como saem da câmera, ouso dizer que 90% das imagens que você vê, e chamam a sua atenção, tem algum tipo de pós-processamento. E neste caso não estou me referindo somente a “revelação” de um arquivo no formato Raw, falo de melhorias mesmo porque existem muitos ajustes básicos para ajudá-lo a melhorar suas fotos sem mudar a realidade do que você viu. São configurações que têm pouco a ver com “fotomontagem”, e mesmo assim pode melhorar drasticamente o seu trabalho sem perder a naturalidade e a realidade.

Se você não aplica ajustes em suas fotos ainda, provavelmente é um bom momento para começar a praticar com programas como o Lightroom e Photoshop,  e descobrir como esses pequenos ajustes podem incrementar o seu resultado.

3. É o fotógrafo que faz a foto e não a câmera

a batalha de fogo 10 Segredos que irão transformá lo em um fotógrafo melhor

Tradição “Perang Api”, a batalha de fogo feita por um Nikon D3000 e ganhadora como umas das melhores fotos da Reuters 2013.

Muitas vezes, ficamos obcecados sobre as especificações técnicas de câmeras e lentes. Pensamos coisas como “ah, se eu tivesse essa câmera” ou “esta é a câmera que eu preciso ter”.

Neste contexto eu sempre digo que “a câmera não faz o fotógrafo”. Você pode ter uma câmera muito boa, mas se não domina as técnica mais importantes da fotografia e da composição fotográfica, não será capaz de fazer boas fotos. Por outro lado, você pode ter uma câmera compacta e um bom olhar fotográfico, e fazer maravilhas para o que poderia se esperar dessa câmera.

Mais importante do que as especificações técnicas de uma câmera ou lente é o conhecimento e domínio da técnica. Então, antes de ficar obcecado sobre o mais recente modelo da câmera que chegou ao mercado ou a claridade de uma nova lente, você precisa pensar se realmente está aproveitando ao máximo seu equipamento e como você pode melhorar suas habilidades na fotografia.

Agora, se você já sabe que chegou ao limite da sua câmera, talvez esteja na hora de fazer um upgrade e garantir melhores resultados, mas faça com segurança para realmente utilizar sua câmera a seu favor e continuar sendo o bom fotógrafo por “detrás da câmera”.

4. A melhor câmera é aquela que você levar contigo

4Nuvens e avião 10 Segredos que irão transformá lo em um fotógrafo melhor

Avião nas nuves via Shutterstock

 

É provável que todos os dias você se depare com situações que valem a pena pegar uma câmera e fotografar, mas para isso… você deve carregar pelo menos uma contigo e estar sempre pronto para fotografar. Não adianta ter um câmera super profissional, se não está disposto a levá-la para um passeio. E se você não está disposto a levá-la pra rua, é melhor buscar uma opção que realmente seja “portátil” e que vá lhe trazer resultados satisfatórios! Conheço várias pessoas que tiveram o mesmo problema. Eles compram uma câmera boa, porque elas querem ter o melhor desempenho e acabam não levando pra rua, porque a câmera é muito grande ou muito cara.

E de que adianta? Com isso eu não quero dizer que não deva ter uma câmera muito melhor ou profissional. Certamente, se você souber tirar proveito destes equipamentos, terá muito mais satisfação do que uma câmera simples e compacta, minha dica é que invista também em um equipamento intermediário como as Mirrorless, por exemplo, que podem ser uma excelente alternativa para os hobbystas, ou até mesmo as mais recentes superzoons, assim você poderá garantir a sua foto sem se preocupar tanto em colocar o seu equipamento mais caro em riscos desnecessários.

Eu lancei há pouco tempo meu ebook sobre equipamentos fotográficos, o “Nikon ou Canon? Câmera Profissional ou Semiprofissional, aprenda a decidir você mesmo!” e garanto que existem muuitas opções que se encaixam perfeitamente em todos os tipos de fotógrafos amadores e iniciantes.

5. Um bom fotógrafo nunca para de aprender

Estudante de fotografia 10 Segredos que irão transformá lo em um fotógrafo melhor

Estudante de Fotografia via Shutterstock

 

Se existe alguma coisa que ajuda a melhorar a sua técnica fotográfica ao longo do tempo, definitivamente é estudar, para isto basta:

Ler, observar, fotografar, reler, observar novamente, fotografar mais ainda…

Como a maioria das coisas na vida, a fotografia tem sua própria curva de aprendizado. Se alguma coisa me ajudou a progredir neste campo, com certeza foi continuar estudando, praticando e dando aulas! Já ter escrito centenas de artigos aqui pro Foto Dicas Brasil, observar o resultado dos meus alunos, e compartilhar ideias em milhares de comentários dos meus leitores, faz com que eu aprenda diariamente detalhes que eu mesma achava que já sabia completamente. E quando você vê seu trabalho em retrospecto provavelmente você percebe que, se você estiver estudando de todas as formas possíveis, suas fotos ou a forma de você fotografar vai melhor substancialmente.

6. Faça fotos que te inspire

Garota e guarda chuva 10 Segredos que irão transformá lo em um fotógrafo melhor

Garota e guarda-chuva via Shutterstock

 

Não há nada pior do que fazer algo sem nenhum desejo ou motivação. E na fotografia não poderia ser diferente.

Talvez algumas áreas da fotografia sejam mais atraentes pra você, do que outras: natureza, paisagens, retratos, arquitetura, fotografia social… Se perguntar que tipo de fotografia que você mais gosta, e quer trabalhar, é essencial para se conseguir algum tipo de resultado.

E sempre conseguimos os melhores resultados quando fazemos o que gostamos, por isso, escolha o seu tema favorito e pratique muito, e não deixe de experimentar outras possibilidades, a ideia aqui é que você “se encontre” na área que te deixa mais feliz, e às vezes nem é a que você conseguiu os melhores resultados técnicos 😉

7. Conheça as regras de Composição e quebre-as

Palmeiras ao aol 10 Segredos que irão transformá lo em um fotógrafo melhor

Palmeiras ao Sol via Shutterstock

 

A composição fotográfica é umas das bases da fotografia e fotógrafos profissionais conhecem bem essas regras e as quebram quando bem entendem.

As regras de composição definem porque uma fotografia funciona e outra não.

Conhecendo as regras de composição e as praticando, você vai conseguir fotos muito melhores, e quando as dominar totalmente poderá quebrá-las e conseguir resultados bem diferentes.

8. Os profissionais têm uma paciência infinita

Fósforo 10 Segredos que irão transformá lo em um fotógrafo melhor

Fósforo 0via Shutterstock

 

Geralmente, a pressa não é uma boa aliada da fotografia.

Não há nada pior do que estar com pressa quando você está tirando fotos. Em muitos casos, essa falta de tempo não nos permite configurar a câmera corretamente, podemos falhar o enquadramento ou simplesmente perder detalhes importantes para aquela fotografia.

É muito importante que você reserve um tempo para preparar a foto sempre que puder, verificando todos os detalhes e esperar o momento certo, o momento da liberação do obturador de sua câmera deve ser o mais preciso possível.

E há fotos insubstituíveis que só podem ser feitas em uma hora específica do dia, assim como fotos do amanhecer e entardecer ou as lindas fotos na hora azul.

Dresden Alemanha 10 segredos fotografo melhor 10 Segredos que irão transformá lo em um fotógrafo melhor

Se você nunca ouviu falar da hora azul, também conhecida como a hora mágica, podemos definir como o intervalo de tempo entre a noite, a partir de meia hora antes do sol se pôr, e termina 30 minutos depois que o sol se põe. O tempo de duração não é exato, e a qualidade do céu vai depender do quão claro ou nublado estiver o dia. E é durante este intervalo que o céu gradualmente muda de cor para preto, e justamente antes de chegar à completa escuridão, e se o céu estiver claro, a cor vai virar um azul profundo que pode contrastar bem com alguns elementos que queremos obter na foto.

9. As fotografias são bidimensionais

slacklining 10 Segredos que irão transformá lo em um fotógrafo melhor

Slacklining via Shutterstock

 

Outra coisa importante a se lembrar é que, quando tiramos uma foto, você está representando um espaço tridimensional em um bidimensional.

Esta é uma das razões que algumas fotos acabam não funcionando muito bem quando vemos o resultado, e não transmitem tudo que deveriam de quando vimos a cena através da nossa câmera.

Existem recursos para melhorar a sensação tridimensional como linhas convergentes, diagonais e planos de fundo com profundidade de campo, e uma boa prática é fechar um olho para tentar sentir a cena e percebê-la em duas dimensões antes de tirar a foto.

10. Algumas das melhores fotos foram feitas por acidente

Garoto e o cão 10 Segredos que irão transformá lo em um fotógrafo melhor

Garoto e o cão via Shutterstock

 

Por mais coisas que você tenha em mente, não deve se esquecer desta última. Existem ótimas fotos que foram tiradas… por acidente.

Assim, há sempre espaço para a “sorte”. E uma das coisas mais instigantes ​​sobre a fotografia é saber que, ainda que pequena a probabilidade, sempre haverá um elemento que escapa ao nosso controle, e ele estará lá, e você poderá fazer a imagem da sua vida quando menos esperar.

Durante anos tenho vivido essa experiência nos meus Workshops, a cada edição algum evento, algum detalhe, sempre muda o cenário de alguma forma e conseguimos resultados surpreendentes! Você precisa estar atento às oportunidades!

E você, você tem algum segredo que o transformou em um fotógrafo melhor?

Neste artigo eu separei as lições que me ajudaram a melhorar na fotografia, e você provavelmente tem alguns outros truques, dicas ou segredos, que tal expandir nossa lista?

Grande abraço e até breve,

AssinaturaPosts  10 Segredos que irão transformá lo em um fotógrafo melhor

Imagem destacada CC – Pixel Addict

 

O post 10 Segredos que irão transformá-lo em um fotógrafo melhor apareceu primeiro em Foto Dicas Brasil.

SEGUIR FOTOGRAFIA PARA...

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...