Login com o Facebook

Home > Empreendedorismo > Regras de ouro para reuniões produtivas

Regras de ouro para reuniões produtivas

Fonte: Pensando Grande em 18/06/2019
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp

Seis dicas para você e sua equipe começarem a usar desde já

“Mais uma reunião que poderia ter sido resolvida em um e-mail”. Quantas vezes você já não se pegou fazendo essa pergunta? É frequente o agendamento de reuniões desnecessárias e que causam desconforto no dia a dia, assim como sensação de perda de tempo e de eficiência.

Ferramentas de colaboração e comunicação, como o Teams, têm feito com que esse tipo de encontro diminua consideravelmente. E, dessa forma, elevado de forma inteligente e saudável a produtividade nas empresas.

Por outro lado, reuniões ainda são importantes e necessárias para definir ou ajustar ações em qualquer tipo de negócio. Para que elas sejam uma boa experiência a todos os participantes, listamos seis regras de ouro para realizar reuniões produtivas – e que podem ser colocadas em prática desde já!

Defina uma agenda

Compartilhe a programação previamente para que todos possam se preparar com antecedência. Inclua os tópicos da reunião no conteúdo do convite de agendamento ou envie um documento 24 a 48 horas antes da hora designada. Isso dará a todos os participantes a chance de definir suas expectativas em relação aos objetivos do encontro.

Pessoas dentro de uma sala de reunião

Convide participantes, não espectadores

Inclua na reunião somente as pessoas necessárias para resolver os assuntos em questão e faça com que todos se sintam à vontade para participar dos tópicos abordados, com perguntas, sugestões, críticas e comentários.

Respeite horários

Pessoas têm diferentes responsabilidades e obrigações ao longo do dia. Comece o encontro no horário marcado e programe-se para finalizá-lo na hora definida. A organização da agenda, mencionada no primeiro item da lista, também ajuda na hora de calcular por quanto tempo cada tema será discutido.

Evite reuniões paralelas

Mantenha o foco nos assuntos em pauta e compartilhe opiniões e sugestões com todos. Se você está em uma reunião, sua atenção deve ser 100% direcionada a ela, sendo você organizador ou participante.

Use o vídeo quando necessário

Em casos de realizar reuniões com participantes que estão conectados pela internet, talvez seja uma boa ideia usar a chamada de vídeo para fazer com que as pessoas se sintam mais próximas e incluídas na discussão.

Defina planos de ação

Ao final da reunião, defina os próximos passos a serem tomados, assim como os responsáveis para concluir cada ação discutida.

Para conseguir mais do seu dia, você não precisa fazer grandes mudanças drásticas. Pelo contrário, a maioria das formas de se obter mais produtividade é feita com pequenos ajustes na sua agenda ou na forma de organizar o seu trabalho. Gostou? Aproveite e confira aqui oito dicas especiais de produtividade para empreendedores e donos de pequenas empresas.

O post Regras de ouro para reuniões produtivas apareceu primeiro em Blog Microsoft PME Brasil.

SEGUIR EMPREENDEDORISMO

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...