Login com o Facebook

Home > Empreendedorismo > Quando a cultura da região determina a cultura das empresas

COMENTÁRIO DO EDITOR
" Olá! Cultura empresarial é a base, é o que move qualquer negócio. Toda empresa tem uma cultura e ela emana do seu(s) dono(s). Se ele é desorganizado, assim ela será; se ele não ética com pessoas e instituições, ela também não será ... e o inverso também é verdadeiro. Pensei um pouquinho sobre os seus valores e os do seu negócio. "

Quando a cultura da região determina a cultura das empresas

Fonte: Blog do Empreendedor em 18/08/2015
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp


Essa semana estou em uma viagem de imersão da FazINOVA no Vale do Silício. A proposta é levar um grupo de pessoas interessadas em empreendedorismo e inovação para conhecer de perto a cultura do Vale, para visitar algumas empresas e para entender de perto tudo o que acontece nesse lugar. Por mais que o Vale do Silício seja um local com pessoas altamente competitivas, é também um dos lugares mais colaborativos do mundo. Sim, aqui competitividade está diretamente ligada à colaboração! Os mais experientes fazem questão de ajudar os mais novos. Jantares, eventos, reuniões informais em cafés e encontros de mentorias são tão comuns que chega a ser quase uma regra. E essa cultura predominante na região é diretamente refletida na cultura das empresas instaladas aqui.

O que empresas como Google, IDEO, Facebook, Evernote e Tesla têm em comum? Elas estão instaladas no Vale e, de certa forma, possuem em suas próprias culturas reflexos desta característica predominante na região. Todas elas são altamente competitivas, e todas elas possuem sinais claros de colaboração entre elas ou então entre seus colaboradores.

No Vale do Silício, as equipes são muito valorizadas. Tanto investidores quanto empreendedores entendem que somente uma boa equipe é capaz de realizar projetos grandiosos. E para isso dar certo, é essencial que todos os envolvidos no projeto estejam alinhados e dispostos a se ajudarem entre si. De nada adianta uma pessoa ter uma boa ideia e não executá-la – e como pouquíssimas coisas são realizadas por apenas uma pessoa, a noção clara de que sucesso é conjunto torna todos os aspectos mais simples de serem compartilhados e desenvolvidos.

Depois de morar sete anos nos Estados Unidos, sendo que três anos foram no Vale, voltei para o Brasil e senti uma diferença grande, tanto na cultura das empresas quanto na forma de pensar e de agir das pessoas. No início, bati a cabeça algumas vezes até encontrar um meio termo. Por mais que a cultura do Vale seja muito específica, e eu diria que até mesmo única, é possível sim aplicar certos conceitos em culturas totalmente diferentes, até mesmo no Brasil, onde há mais burocracia e menos flexibilidade.

Criar uma empresa colaborativa, por exemplo, por mais difícil que seja, é uma maneira de mostrar para a equipe que ambientes nos quais todos se ajudam e contribuem para o sucesso geral pode ser muito mais saudável do que um local onde cada um cuida da sua tarefa, sem que preocupar com o que acontece na mesa ao lado. Outra boa maneira de aplicar um pouco dessa cultura e motivar a equipe é reconhecer o talento individual de cada um e incentivar que cada funcionário compartilhe este conhecimento com os demais membros da equipe. Todos ganham, tanto individualmente quanto coletivamente.

Por mais utópico que esse texto possa parecer, passar alguns dias no Vale nos permite sentir na pele, rapidamente, essas características peculiares que fazem o Vale ser o que é. Conhecer a cultura do Vale do Silício nos permite abrir a mente para entender como um ambiente no qual valores que aparentemente são opostos, como competição e colaboração, são, na verdade, complementares e capazes de criar projetos grandiosos se andarem lado a lado.

* Bel Pesce é fundadora da escola FazINOVA e autora dos livros “A Menina do Vale” e “Procuram-se Super-Heróis”. Apaixonada por culturas empresariais, Bel Pesce explora diferentes cases em sua coluna no Estado PME.

TAGS

Gestão
SEGUIR EMPREENDEDORISMO

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...