Login com o Facebook

Home > Empreendedorismo > O que esperar de um futuro baseado em internet das coisas?

O que esperar de um futuro baseado em internet das coisas?

Fonte: Pensando Grande em 7/07/2015
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp

O que você sabe sobre internet das coisas? Pois saiba que, para PMEs, essa é a nova grande aposta. A maioria das pequenas empresas (57%) espera que a Internet das Coisas (IoT) – dispositivos conectados por IP, máquinas com sensores e serviços baseados em nuvem – tenha um impacto significativo em seu resultado final. No entanto, quase três quartos (71%) admitem que não estão prontos do ponto de vista de segurança de TI e proteção de dados.

Se você ainda não conhece o termo, não se acanhe. O Pensando Grande te explica: trata-se de um conceito no qual dispositivos do nosso dia a dia são equipados com sensores capazes de captar aspectos do mundo real, como por exemplo, temperatura, umidade, presença, etc, e enviá-los a centrais que recebem estas informações e as utilizam de forma inteligente.

De forma prática, pode-se dizer que casas inteligentes podem ser criadas, em que o dono acenda e apague as luzes de qualquer lugar pelo smartphone (gerando uma grande economia de energia), porta da garagem que abra sozinha ao detectar que o carro está se aproximando, porta de casa que dispensa chave e abra pelo telefone ou reconhecimento facial, por exemplo.

São ideias como essas que ajudarão a criar novas oportunidades de experiências para seus clientes. Com dispositivos “inteligentes” que tem a capacidade de falar uns com os outros, os negócios caminharão para uma era de hiperconectividade – os clientes estarão com ainda mais capacidade de informação do que já têm atualmente. 

Significa dizer que os benefícios mais evidentes com relação à experiência do cliente poderão estar diretamente relacionados com a eliminação de longos tempos de espera e acesso imediato a dados de clientes, por exemplo, além de um maior envolvimento com as reais necessidades dos consumidores.

Oportunidade para empreendedores 

Como toda nova tendências, oportunidades serão criadas e os empreendedores que estão ligados em tudo o que acontece certamente sairão na frente. A Internet das Coisas traz uma brusca mudança no cenário de negócios, o que colocará essas oportunidades frente à um cenário que pedirá por novos produtos e serviços que abracem essas mudanças.

As PMEs terão novas oportunidades para desenvolver produtos e serviços, criando receita que até então, não existiam. O resultado disso? Novas empresas irão surgir e, as empresas que já estão no mercado irão diversificar-se para oferecer serviços baseados em Internet das Coisas.

Com o novo conjunto de informações e dados,  gerado pela Internet das Coisas,  tudo poderá ser mensurável, já que tudo o que fazemos estará conectado. As PMEs que desejam obter benefícios com a tendência precisam começar a planejar desde agora um novas estratégias baseadas em Internet Das Coisas.

Se você precisa de um servidor de banco de dados abrangente e seguro, o Microsoft SQL Server é a solução. Com alto nível de desempenho, com ele é possível implantar softwares e ferramentas de gerenciamento de dados de forma produtiva e profissional, também utilizando Business Intelligence (BI). Experimente grátis aqui ou compre o Microsoft SQL Server diretamente pelo site.

Em caso de dúvidas sobre o SQL Server ou licenciamento Microsoft, entre em contato com o nosso time de suporte pelo chat online ou pelos telefones 11 4706 0900 (Grande São Paulo) e 0800 761 7454 (outras localidades).

O post O que esperar de um futuro baseado em internet das coisas? apareceu primeiro em Pensando Grande.

TAGS

Tecnologia
SEGUIR EMPREENDEDORISMO

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...