Login com o Facebook

Home > Empreendedorismo > Maioria dos brasileiros avalia ambiente de trabalho na hora de analisar propostas de emprego

Maioria dos brasileiros avalia ambiente de trabalho na hora de analisar propostas de emprego

Fonte: Pensando Grande em 29/08/2018
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp

Estudo inédito analisa percepção de mudanças profissionais do país a partir do uso de novas tecnologias

Você sabia que 90% dos profissionais brasileiros consideram que um ambiente de trabalho moderno influencia na decisão ao analisar uma proposta de emprego? É o que mostra um estudo inédito encomendado pela Microsoft ao IBOPE Conecta, que entrevistou 1.500 trabalhadores de diferentes níveis hierárquicos, mercados e profissões.

Feita para analisar a percepção do brasileiro em relação à transformação do ambiente de trabalho a partir do uso de novas tecnologias, a pesquisa evidenciou que, para 68% dos entrevistados, a flexibilidade de horário é o que mais caracteriza um ambiente de trabalho moderno. Já para 62% da população, o que define esse conceito é a possibilidade de fazer home office e/ou trabalhar em outros ambientes que não necessariamente o escritório.

Para Loredane Feltrin, diretora de produtividade da Microsoft Brasil, esse novo ambiente é pautado de acordo com a relação entre integração e performance de cada equipe. “Um ambiente de trabalho moderno é aquele que, de fato, permite que cada colaborador possa ter o melhor desempenho em seu trabalho, sendo mais produtivo e interagindo de forma mais rápida e eficiente no seu time e com outras áreas na empresa”, afirma Loredane.

E qual é o impacto da tecnologia nessa nova realidade? Para 70% dos brasileiros, a comunicação com colegas e gestores é o benefício tecnológico mais importante no trabalho, seguido por acesso e compartilhamento de informações importantes.

Principais benefícios do uso da tecnologia no trabalho: 70% Comunicação com colegas de trabalho e gestores, 62% Acesso e compartilhamento de informações que capacitam a tomada decisões, 61% Gerenciamento de horário de trabalho e atividades, 59% Capacidade de comunicação e de fornecimento de um serviço de qualidade ao cliente, 44% Possibilidade de obter treinamento e suporte para realização do trabalho e 35% Flexibilidade e home office

Economia colaborativa

Além da possibilidade de realizar o trabalho de forma remota e de ter flexibilidade de horário, há um outro fator muito característico de um ambiente de trabalho moderno: a colaboração.

Uma nova forma de pensar o trabalho de forma colaborativa é por meio do coworking, que nada mais é do que um escritório compartilhado com outras empresas e profissionais. Dividir o mesmo espaço com várias companhias, inclusive, é uma estratégia valiosa para os pequenos negócios.

Em uma experiência de coworking, o empreendedor consegue economizar custos por conta da divisão de espaço, compartilhar bens e serviços e ainda criar uma rede de contatos com pessoas de áreas e negócios diferentes. O Brasil, atualmente, é o líder da América Latina em iniciativas de economia colaborativa, segundo um relatório da IE Business School.

Portanto, assim como o modelo de negócios das empresas, a forma de trabalhar também passa por uma grande transformação. Dessa maneira, são criados novos tipos de interação entre pessoas e equipes, sobretudo considerando o convívio cada vez mais intenso entre diferentes gerações que preferem se comunicar de formas distintas.

Para conseguir unir as expectativas dessas gerações diversas com as necessidades de cada empresa, é preciso adotar tecnologias seguras e que integrem produtividade, mobilidade e colaboração.

Segundo Loredane, é olhando exatamente para essa diversidade de pensamentos que a Microsoft desenvolve suas soluções. “A tecnologia hoje já é capaz de remover uma série de barreiras, permitindo não apenas que cada profissional possa trabalhar independentemente de onde estiver, como também compartilhando informações em tempo real com sua equipe ou como parte de um time multifuncional em projetos com toda a segurança”, afirma a diretora de produtividade da Microsoft Brasil.

Criado para atender a essas novas necessidades, o Microsoft Teams é um centralizador do fluxo de trabalho diário. Ele é usado para conversar e produzir mais com colegas de trabalho, reunindo bate-papo, reuniões, chamadas, arquivos e aplicativos em um único local colaborativo e compartilhado.

Atualmente usada por mais de 200 mil empresas em todo o mundo, a ferramenta também permite fazer análise de dados pelo Power BI e obter insights de negócios para toda a empresa.

Você sabia que existe uma versão gratuita do Microsoft Teams para pequenas e médias empresas? Conheça os recursos presentes nessa versão e as novas funcionalidades da ferramenta!

No final das contas, o resultado é certeiro. Trabalhar em colaboração faz com que a informação flua, enquanto o conhecimento e o talento são compartilhados. Quanto mais diverso o time, maior a riqueza de informações e a geração de criatividade e inovação. E, com isso, todo mundo sai ganhando: você, os colaboradores e a empresa.

O post Maioria dos brasileiros avalia ambiente de trabalho na hora de analisar propostas de emprego apareceu primeiro em Blog Microsoft PME Brasil.

SEGUIR EMPREENDEDORISMO

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...