Login com o Facebook

Home > Empreendedorismo > Desemprego explode no Brasil e inadimplência bate recorde

COMENTÁRIO DO EDITOR
" A inadimplência já faz parte da sua vida e é necessário procurar ajuda em (1) Como negociar com maus pagadores, (2) Melhorar o seu modelo de concessão de crédito. "

Desemprego explode no Brasil e inadimplência bate recorde

Fonte: Dinheirama em 29/04/2016
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp
Desemprego explode no Brasil e inadimplência bate recorde

A taxa de desemprego do país continua subindo, atingindo 10,9% no primeiro trimestre deste ano segundo números divulgados na manhã desta sexta-feira (29) pelo IBGE. É a maior taxa já registrada pela chamada Pnad Contínua, pesquisa de desemprego lançada no primeiro trimestre de 2012.

Houve aumento em relação à última verificação, no trimestre móvel encerrado em fevereiro, quando o desemprego atingiu 10,2%.

O número absoluto de desocupados —pessoas sem emprego, mas que buscam colocação— encerrou o primeiro trimestre deste ano em 11,089 milhões, alta representativa de 22% em relação ao último trimestre de 2015.

Isso significa que, na passagem do último trimestre do ano passado até agora, mais de 2 milhões de pessoas que não buscavam trabalho antes, começaram a buscar uma colocação no mercado de trabalho.

Inadimplência no mercado de crédito bate recorde

A inadimplência no Brasil teve novo avanço em março no segmento de recursos livres, a 5,6%, batendo o recorde da série histórica do Banco Central iniciada em 2011, em meio à crise econômica e política do país.

Em fevereiro, a taxa havia ficado em 5,5%. Recentemente, a autoridade monetária havia informado que o aumento dos calotes neste ano traria consequências para o balanço dos bancos, com aumento das provisões e achatamento de margens, cenário que deverá afetar especialmente as instituições públicas.

Cunha recebeu 52 milhões em propina diz delator

Na negociação para uma delação premiada, o ex-vice presidente da Caixa Econômica Federal, Fábio Cleto, afirmou existir pagamentos de propina a seu padrinho político, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB).

Cunha teria cobrado R$ 52 milhões de propina em troca da liberação de verbas do fundo de investimentos do FGTS para o projeto do Porto Maravilha. A PGR investigava uma possível ligação de Cleto com o esquema, quando ele entrou em contato em busca da delação.

Temer define equipe e chama José Serra

Dentro das negociações para formação de um novo provável governo, o vice-presidente Michel Temer definiu a base de sua equipe econômica, que terá o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles no comando do ministério da Fazenda, o senador Romero Jucá no Planejamento, o ex-ministro Moreira Franco na secretaria de Infraestrutura e com o senador José Serra (PSDB) como ministro das Relações Exteriores.

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, a missão do quarteto seria reerguer a economia, que caminha para mais um ano de crise. Serra terá como meta fortalecer as exportações, por meio de acordos comerciais com os principais mercados do mundo. A avaliação na equipe de Temer é de que a política externa das administrações Lula-Dilma foi equivocada, por priorizar os países emergentes.

Mercado Financeiro

Cada vez mais consolidado, o afastamento da Presidente Dilma Rousseff, continua sendo monitorada com atenção pelo mercado financeiro. Hoje (29), a defesa da presidente programou no senado o depoimento de ministros que trarão a visão de que as pedaladas fiscais não representam crime de responsabilidade.

O Ibovespa, às 11h57 operava em alta de +0,25% com 54.447 pontos, enquanto o dólar apresenta desvalorização de -1,19% sendo negociado por R$ 3,46.

------
Este artigo foi escrito por Redação Dinheirama.
Nossos editores selecionam as notícias mais importantes e que influenciam o seu bolso. Sugestões: contato@dinheirama.com
Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.
A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama

TAGS

Finanças
SEGUIR EMPREENDEDORISMO

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...