Login com o Facebook

Home > Empreendedorismo > Caos criativo e a inovação

COMENTÁRIO DO EDITOR
" Olá! PRIMEIRA VERDADE: inove ou desapareça! SEGUNDA VERDADE: inovar não é apenas criar o novo Google e ficar bilionário. Você pode - e deve - inovar no dia-a-dia do seu negócio, na gestão das pequenas coisas! Inovar é fazer mais com menos, inovar é criar formas de vender mais e superar a concorrência, inovar é ser melhor no presente para ser muito melhor no futuro. INOVAR É TUDO !! "

Caos criativo e a inovação

Fonte: Blog do Empreendedor em 24/06/2015
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp

Na última coluna, eu mencionei que, para mim, inovação é encontrar conexões em mundos aparentemente desconexos. Uma empresa que faz isso muito bem é a IDEO, uma das maiores consultorias de design do mundo. Tive a oportunidade de visitar algumas vezes a sede da empresa, na região do Vale do Silício, na Califórnia, e a cada visita aprendi um pouco mais sobre a cultura de inovação, criatividade e a cooperação deles.

Com uma gama gigante de produtos desenvolvidos, a IDEO orgulha-se por não ter uma expertise definida. Para eles, o que o negócio entende é de design e não importa se o cliente quer desenvolver um carrinho de supermercado, um brinquedo, um óculos de sol, um mouse ou salas de emergência de hospitais – eles entendem que o processo deve ser o mesmo e que precisam fazer uma imersão profunda dentro da necessidade do cliente para, dessa forma, criar a solução.

O trabalho em equipe é altamente valorizado dentro da empresa, que faz questão de buscar profissionais das mais diferentes áreas para trabalharem juntos. Na mesma equipe é possível encontrar, por exemplo, um designer, um físico, um engenheiro e um psicólogo. Essa pluralidade permite que a equipe perceba as reais necessidades para desenvolver aquele produto e o que pode dar errado. Aliás, a cultura do erro se faz presente na empresa.

O ambiente permite enganos e um dos lemas da IDEO é “falhe com frequência para atingir mais rápido o sucesso”. Isso está muito alinhado com o modo de pensar do Vale do Silício. Outro ponto interessante que a empresa prega é o incentivo para surgirem ideias loucas. Eles defendem que quando há um caos focado em determinado projeto, as ideias mais malucas devem ser jogadas na mesa. Só assim, pensando em coisas incomuns e até mesmo aparentemente impossíveis de serem realizadas, é possível desenvolver um produto inovador.

Um exemplo muito interessante sobre isso diz respeito às salas de emergências de hospitais. Dada a natureza de uma emergência, é comum casos de pacientes que morrem ao chegar nas salas de emergência. Nesses casos, cada segundo conta. A IDEO, então, foi contratada para reestruturar o design dessas salas. Depois de muita pesquisa, a equipe foi buscar inspiração no Pit Stop de Fórmula 1. A princípio, uma ideia totalmente desconexa com o propósito do projeto. Porém, eles repararam que no Pit Stop haviam diversos kits, um para cada tipo de problema que o carro poderia apresentar. Daí saiu a solução: a IDEO desenvolveu kits para as salas de emergência com todos os instrumentos médicos necessários para cada tipo de problema que um paciente que desse entrada em uma sala de emergência poderia sofrer. Dessa forma, os hospitais passaram a ter uma organização precisa para atender cada paciente com mais agilidade. Bom design salvando vidas.

Conhecer a cultura da IDEO e entender melhor como eles operam é uma verdadeira aula de como buscar soluções para os mais diversos problemas. Equipes interdisciplinares, muita observação, um ambiente no qual todas as ideias são bem vindas e uma cultura de prototipagem rápida fazem com que seja mais natural encontrar boas soluções para grandes desafios.

* Bel Pesce é fundadora da escola FazINOVA e autora dos livros “A Menina do Vale” e “Procuram-se Super-Heróis”. Apaixonada por culturas empresariais, Bel Pesce explora diferentes cases em sua coluna no Estado PME.

TAGS

Tecnologia
SEGUIR EMPREENDEDORISMO

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...