Login com o Facebook

Home > Cervejas > Degustação: Schlenkerla Helles Lagerbier

Degustação: Schlenkerla Helles Lagerbier

  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp

Estilo: Classic Style Smoked Beer | ABV: 4.3% | Origem: Alemanha

A Heller-Trum ( mais conhecida como Schlenkerla) é uma cervejaria histórica localizada na icônica cidade de Bamberg, Alemanha. Datada de aproximadamente 1405, durante séculos funcionou como uma taverna, passando pelas mãos de dezenas de proprietários. Documentos apontam que o prédio foi destruído, reconstruído e modificado diversas vezes durante o passar dos séculos.

Porém foi somente em 1877, após ser herdada pelo mestre-cervejeiro Andreas Graser, que o local ganhou a sua alcunha atual. Graser tinha um problema físico que o fazia balançar os braços e gingar o corpo enquanto andava. No dialeto francônio esse jeito diferente de caminhar era descrito como "schlenkern", o que levou as pessoas a chamarem o lugar de Schlenkerla - algo como, "manquinho".

Atualmente, o negócio está nas mãos da 6ª geração da família Graser/Trum, funcionando como cervejaria, brewpub e biergarten. As cervejas defumadas são a especialidade da casa.

HELLES SCHLENKERLA LAGER



Helles de 30 IBU elaborada com lúpulos plantados na região de Nuremberg. Diferente de todas as outras cervejas da casa, sua receita não inclui um único grão de malte defumado. Apesar disso, de acordo com a cervejaria, o perfil defumado é esperado devido a utilização de leveduras reaproveitadas das cervejas defumadas. Além disso, todas elas são brassadas no mesmo caldeirão.

Líquido dourado, com algumas partículas em suspensão. Servido, forma dois dedos de creme branco de longa permanência.

No nariz, significativo traço defumado traz lembranças de embutidos como salame. Nuances maltadas e ligeiro toque floral/condimentado de lúpulo se esgueiram de fundo.

Na boca, notas defumadas, remetendo a bacon, misturam-se a leve dulçor de malte. Certa sugestão de biscoito "cream cracker" desponta nas entrelinhas. O corpo é baixo-médio e a carbonatação, amena. Um amargor suave permeia o final maltado, consideravelmente esfumaçado.

Cerveja deliciosa. Impressionante como só o fato de utilizar a levedura oriunda das cervejas defumadas já é suficiente para agregar tão marcante traço de fumaça. Ou seja: mesmo sem malte defumado, na prática, temos uma Smoked Beer.

SEGUIR CERVEJAS

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...