Login com o Facebook

Home > Cervejas > Degustação: Girardin Gueuze 1882 (Black Label)

Degustação: Girardin Gueuze 1882 (Black Label)

  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp

Estilo: Lambic/Gueuze | ABV: 5% | Origem: Bélgica

A Brouwerij Girardin é uma pequena cervejaria familiar instalada num sítio em Sint-Ulriks-Kapelle - povoado com menos de dois mil habitantes a 10 Km de Bruxelas. Em atividade desde 1882, ela está hoje sob o comando da 4ª geração da família Girardin. Apesar de fazer lagers e até mesmo refrigerantes, sua reputação é associada às famosas lambics.

Além de manter uma linha de rótulos autorais, a empresa fornece parte de seu mosto de lambic para que terceiros criem seus próprios "blends". Entre os clientes mais famosos que recebem esse mosto estão as marcas "vizinhas" 3 Fonteinen, De Cam e Hanssens.

GUEUZE 1882 (BLACK LABEL)



Gueuze não filtrada e não pasteurizada elaborada a partir da mistura de lambics envelhecidas respectivamente por 12, 18 e 24 meses em barricas de carvalho francês. Unidade envasada em 2016.

Líquido de coloração âmbar com razoável turbidez. Servido, forma dois dedos de espuma branca e fofa de média retenção.

No nariz, frutas como "grapefruit", abacaxi cristalizado e maçã vermelha surgem atreladas a notas de couro, mel, leve vinagre e madeira. Uma das guezes mais "perfumadas" que até hoje conheci.

Na boca mostra corpo baixo-médio e elevada carbonatação. Elementos "funky", ácidos, frutados, junto a nuances maltadas, terrosas e levemente amadeiradas dão o tom do sabor.Sugestões de limão, "grapefruit" e massa lêveda despontam à frente; maçã, vinagre e até um pouco de baunilha acenam de fundo. O final chega bastante seco, consideravelmente azedo e terroso. Certo caráter tânico do barril permanece no retrogosto.

O resultado é uma Gueuze não tão ácida e especialmente frutada com interessante toque de madeira. Espetáculo de cerveja!

SEGUIR CERVEJAS

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...