Login com o Facebook

Home > Cervejas > Degustação: Dois rótulos da New Belgium - Fat Tire Amber Ale e Voodoo Ranger IPA

Degustação: Dois rótulos da New Belgium - Fat Tire Amber Ale e Voodoo Ranger IPA

  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp

Em 1988, o casal (atualmente divorciado) Kim Jordan e Jeff Lebesch realizou uma viagem de bicicleta pela Bélgica. Ao voltar para casa, se viu motivado a produzir cerveja. Assim, em 1991, era inaugurada a New Belgium Brewing Co., em Fort Collins, Colorado.

Ao longo de 28 anos, a New Belgium foi uma das mais emblemáticas cervejarias artesanais dos Estados Unidos. Inovadora também nos negócios, no ano 2000 iniciou um programa de aquisição de ações pelos próprios funcionários: ao final de 2012, eles já eram donos de 100% da empresa. Já em 2016, uma segunda fábrica passou a operar na cidade de Asheville, na Carolina do Norte.

Finalmente, em novembro de 2019, o meio cervejeiro se viu surpreendido com a notícia de que a New Belgium estava sendo adquirida pela Lion Little World Beverages - uma divisão de cervejas "especiais" pertencente ao gigante grupo japonês Kirin Holdings Co.

FAT TIRE AMBER ALE

Estilo: American Amber Ale | ABV: 5.2%



Mais conhecido rótulo da marca, é também uma das duas primeiras receitas criadas pelos fundadores quando ainda faziam cerveja em casa. Trata-se de uma American Amber Ale de 22 IBU feita com quatro tipos de malte (Pale, C-80, Munich, Victory) e três variedades de lúpulo (Willamette, Goldings, Nugget).

Líquido âmbar claro, translúcido. Servido, forma um dedo de creme esbranquiçado de boa duração.

No nariz, suave brisa de lúpulo, remetendo à flor de limoeiro e "grapefruit", desponta entre nuances contidas de malte caramelizado.

Na boca tem corpo baixo-médio, textura cremosa e carbonatação amena. Notas florais e cítricas de lúpulo desdobram-se comedidas sobre sutil dulçor de caramelização. O final chega seco e equilibrado, razoavelmente amargo e maltado.

Unindo cremosidade, sutileza e refrescância, é o tipo de cerveja ideal para ser bebida aos bocados e regar horas de bate-papo. Pena que para nós, brasileiros, isso acabe não sendo financeiramente viável.

VOODOO RANGER IPA

Estilo: American IPA | ABV: 7%


American IPA elaborada com dois tipos de malte (Pale, Black) e seis variedades de lúpulo (Nugget, Cascade, Simcoe, Chinook, Mosaic, Amarillo). 50 IBU.

Líquido cor de ouro velho, translúcido. Servida, forma portentosa camada de espuma esbranquiçada, consistente e persistente.

No nariz, agradável presença de lúpulo remete a pinho, maracujá e "grapefruit".

O sabor segue a mesma toada, destacando notas de "grapefruit", maracujá e pinho em face de modesta doçura maltada. Um amargor firme e limpo corta o final predominantemente cítrico e resinoso. Com corpo médio-baixo, os goles fluem que é uma beleza.

American IPA "old school", direta e reta, sem firulas. Pena que o preço não ajuda.

SEGUIR CERVEJAS

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...