Login com o Facebook

Home > Cervejas > Degustação: 4 rótulos da Salvador

Degustação: 4 rótulos da Salvador

  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp

A Salvador Brewing Co. é uma pequena cervejaria gaúcha (que opera sob formato de "brewpub") sediada em Caxias do Sul. Instalada num pavilhão histórico remodelado como complexo gastronômico (conhecido como Fabbrica), ela vem ganhando a atenção não só de apreciadores locais, mas também de todo o país. Apesar do local ter sido inaugurado somente em 2017, desde 2015 a Salvador já vinha vendendo cerveja na Serra Gaúcha através de uma Beer Kombi e um Beer Truck estilo militar que rodavam pela região.

FOXHOLE



Estilo: (Double) New England IPA | ABV: 7.8%

(Double) New England IPA de 75 IBU feita com malte de cevada, malte de trigo, aveia em flocos, maltodextrina, lúpulos Galaxy e El Dorado. Seu nome faz referência aos abrigos construídos por paraquedistas americanos da Easy Company durante a Batalha das Ardenas, na Segunda Guerra Mundial.

Líquido bastante turvo de coloração amarelada. Servido, exibe boa formação de espuma branca de média retenção.

Aroma tropical intenso lúpulo. Frutas como abacaxi, laranja, manga e pêssego despontam com energia.

Na boca mostra corpo médio e carbonatação suave, com textura bastante sedosa. Notas de manga, abacaxi, laranja e pêssego explodem em suculência. Um dulçor moderado, abiscoitado de malte, complementa em segundo. Razoável amargor arremata o final lupulado extremamente tropical.

Vontade de virar tudo em três goles (melhor se segurar se não quiser que acabe logo). Excelente cerveja!

CHOCOLATE ESPRESSO AFFOGATO



Estilo: Pastry Stout | ABV: 12%

Imperial Stout de 80 IBU elaborada com malte de cevada, aveia em flocos, malte de trigo, lactose, café, cacau, baunilha e lúpulo.

O rótulo faz parte da "Espresso Affogato Series" - uma linha de "Pastry Stouts" que vem sendo desenvolvida em parceria com a cervejaria 5 Elementos, de Fortaleza (CE). Tendo como inspiração o "afogatto" (sobremesa italiana que mistura café e sorvete), cada rótulo da série traz uma variação de sabor sobre a mesma cerveja base com lactose e café. A produção se dá de maneira independente, com receitas iguais, em ambas as cervejarias.

*Unidade envasada em 23/04/2019

De coloração negra, forma estreita camada de espuma marrom que se desfaz rapidamente.

No nariz, café, baunilha e chocolate ao leite despontam sinérgicos junto ao malte torrado. Um toquezinho discreto de ameixa preta se insinua de fundo.

Ao paladar mostra corpo robusto, textura viscosa e carbonatação reduzida. A combinação de café, chocolate e baunilha domina, indulgente, entre significativo dulçor. Notas de calda de ameixa e uma leve sugestão de avelã complementam subjacentes. Álcool muito bem inserido. Um amargor firme de torra e lúpulo equilibra o final longo e adocicado. Especialmente o café e a baunilha ficam destacados no retrogosto.

Pastry Stout equilibrada, sem que nenhum elemento se sobressaia demais sobre os outros. Uma delícia!

P-47



Estilo: New England IPA | ABV: 7.3%

New England IPA de 60 IBU feita com malte de cevada, aveia em flocos, lúpulos Galaxy e o novíssimo Sabro (variedade desenvolvida a partir de uma espécie nativa das montanhas do Novo México). O rótulo faz referência ao P-47 Thunderbolt, um dos principais caças utilizados pela Força Aérea dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

*Unidade envasada em 29/04/2019

Líquido turvo amarelo pálido. Servido, praticamente não forma espuma.

Aroma rico de lúpulo, passando por tangerina, maracujá, nêspera, leve cedro e até mesmo coco (uma inusitada característica do Sabro).

Na boca tem corpo baixo-médio e carbonatação bastante contida. Notas de maracujá, tangerina, nêspera e cedro despontam apoiadas em suave dulçor. Um toquezinho discreto de coco verde parece se insinuar aqui e ali. O final segue herbal e frutado, equilibrado por moderado amargor.

Cerveja saborosa com a pegada distinta do lúpulo Sabro (que inclusive promete ser um dos próximos "queridinhos" da cena artesanal). Interessante.

MACAU #2 ULTRA COFFEE



Estilo: Specialty Beer | ABV: 8%

Elaborada em parceria com a Franck's Ultra Coffee, de Curitiba (PR), trata-se de uma Imperial Sweet Stout com adição de canela em pau e café da variedade Topázio maturado em barris de whisky bourbon. A torrefação dos grãos teve o acompanhamento da cervejaria e foi realizada pelo vice-campeão nacional de torra Eduardo Escorsin.

Na composição da receita base estão ainda malte de cevada, aveia em flocos, lactose, malte de trigo e lúpulo. 40 IBU.

*Unidade envasada em 30/04/2019

Líquido absolutamente preto. Na taça, forma um dedo de espuma marrom densa, de longa permanência.

Aroma intenso de torrefação com café à frente. Madeira queimada, chocolate ao leite e sutil canela complementam.

Encorpada, viscosa, com carbonatação reduzida, na boca apresenta um embate de forças: de um lado o torrado, indelicado e brutal; de outro a doçura, confortante e macia. O confronto resulta num equilíbrio preciso que por muito pouco desmoronaria. Cinzas, café, chocolate ao leite e canela - praticamente um mocaccino. Álcool imperceptível. O final segue longo, simultaneamente doce e amargo. Notas de canela, barril tostado e até mesmo discreto bourbon pontuam o retrogosto. "Drinkability" relativamente alta para uma cerveja de perfil extremo.

Belíssima!

SEGUIR CERVEJAS

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...