Login com o Facebook

Home > Cervejas > Degustação: 2 Cabeças Ponta-Cabeça

Degustação: 2 Cabeças Ponta-Cabeça

  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp

Estilo: Imperial Stout | ABV: 10% | Origem: Ribeirão Preto - SP (Brasil)

A 2Cabeças é uma cervejaria carioca fundada em 2012 pelos então homebrewers Bernardo Couto (editor do blog Homni Lúpulo) e Salo Maldonado (publicitário, ex-proprietário do extinto bar botafoguense, BeerJack Hideout).

Tudo começou numa brassagem ocorrida no Beerjack, na qual a dupla produziu o que viria a ser o primeiro rótulo oficial da 2Cabeças: a Hi-5 Black IPA. Pouco tempo depois, a publicitária e mestre-cervejeira Maíra Kimura passou a integrar o time (aliás, hoje ela também é uma das sócias da Japas Cervejaria).

Por não ter fábrica própria, a 2Cabeças firmou parceria com a cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto (SP), a fim de produzir suas receitas autorais.

*Salo Maldonado abandonou a 2Cabeças em 2014 para fundar, na capital carioca, a cervejaria Motim.

PONTA CABEÇA



Rótulo desenvolvido em colaboração com a cervejaria americana, de Nova Iorque, Sixpoint. Lançado em 2015, sua produção se deu de maneira pontual e exclusiva para o site de 'crowdfunding' cervejeiro Social Beers. Passado mais de dois anos, ele volta agora como parte da linha fixa.

Feita com sete tipos de malte, cevada torrada, lúpulos alemães Magnum e Tettnanger, esta 'Imperial Stout' de 50 IBU leva ainda extrato de cumaru - uma semente tida por muitos como "a baunilha da Amazônia".

Praticamente negra, exibe dois dedos de creme marrom claro de longa persistência.

O aroma de cumaru é profundo, lembrando especiarias como noz-moscada, canela, cravo e baunilha. Nuances de menta, chocolate, leve toffee e ameixa seca complementam em segundo plano. Excelente!

Ao paladar mostra corpo alto, textura sedosa e carbonatação amena. Traduzido pela combinação de cumaru e lúpulo, seu caráter condimentado brilha. Notas de canela, baunilha, chá preto, noz-moscada e cravo deslizam sobre pronunciado dulçor. Toques de chocolate, toffee e ameixa seca apoiam, subjacentes. Álcool totalmente domado. Um amargor suave contrapõe o final longo e doce rico em sugestões de especiarias. Certo frescor, remetendo à canela e mentol, permanece na boca para aliviar a doçura e ajudar na drinkability.

Cerveja muito diferente, perfeita para aguçar os sentidos. Interessantíssima!

SEGUIR CERVEJAS

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...