Login com o Facebook

Home > Beleza e Bem Estar > Seis vitaminas que realmente são importantes para os cabelos

Seis vitaminas que realmente são importantes para os cabelos

Fonte: Dermatologia e Saúde em 16/03/2018
  • Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • E-mail
  • Compartilhar pelo WhatsApp

Seis vitaminas que realmente são importantes para os cabelos

cabelosdermatologia

Atualmente nos deparamos com uma infinidade de suplementos vitamínicos disponíveis em farmácias e lojas online a preços variados e prometendo o que todos querem: cabelos cheios, sedosos, fortes e brilhantes. Mas o que realmente funciona ?

Hoje vamos falar um pouco sobre algumas das principais vitaminas encontradas em nutracêuticos capilares, produtos nutricionais que alegam ter valor terapêutico sobre os cabelos.

1) Vitamina A

O excesso e a deficiência de vitamina A são prejudiciais à saúde dos cabelos. A vitamina A, assim como as vitaminas D, E e K, é lipossolúvel. Isso quer dizer que, se ingerida em excesso, ela vai se estocar nos compartimentos de gordura do nosso organismo. Esse excesso de vitamina pode causar efeitos tóxicos no corpo, como queda de cabelos.

2) Vitamina D

Existem receptores de vitamina D nas raízes dos cabelos, e seu mal funcionamento está relacionado com diminuição do crescimento dos cabelos. Um trabalho publicado no Journal of Investigative Dermatology mostrou que dietas deficientes em cálcio e vitamina D podem causar queda de cabelo. Outro artigo publicado nesse mesmo ano no Internacional Journal of Trichology correlaciona a incidência de calvície e queda crônica de cabelos com a deficiência de vitamina D. Outros estudos ainda mostraram que concentrações ideais de vitamina D retardam o envelhecimento e a perda capilar.

3) Ferro

A deficiência de ferro é a carência nutricional que mais está correlacionada com a queda de cabelos. Nas mulheres em idade fértil, isso costuma ocorrer devido perdas menstruais e pela gravidez. Em homens e em mulheres com menopausa, a queda pode ocorrer por má absorção ou sangramento no sistema gastrointestinal. Essa deficiência pode ocorrer e afetar a qualidade dos cabelos mesmo na ausência de anemia. Alguns estudos mostraram que quanto maior a deficiência de ferro e vitamina D, maior a gravidade da queda do cabelo e calvície em mulheres.

4) Biotina

Também conhecida como vitamina H, B7 ou B8. Sua deficiência é rara e pode estar associada a situações como gravidez e lactação, ingestão de antibióticos, anticonvulsivantes e isotretinoína (medicação para acne), além de doenças de má absorção intestinal. O consumo de clara de ovo crua também pode causar essa deficiência, devido à presença de avidina, uma substância que impede a absorção da biotina.

5) Zinco

O zinco tem grande ação antioxidante, acelerando a recuperação dos folículos capilares. Está presente na carne vermelha, em ostras e no fígado. Alimentos ricos em fibra possuem fitatos, que inibem a absorção de zinco. Doenças que causam má absorção intestinal também prejudicam sua absorção.

6) Selênio

É um nutriente essencial com importante ação anti-inflamatória e de reparo do DNA celular. Os alimentos perdem selênio ao serem processados. Além disso, vegetarianos podem não conseguir manter níveis adequados apenas com a dieta e devem suplementar esse mineral. Um estudo mostrou que crianças mantidas em alimentação apenas pela veia (alimentação parenteral) por longo tempo podem evoluir com deficiência desse mineral e queda de cabelos. A reposição do selênio nessas crianças reverte esse quadro completamente.

vitaminasdermatologia

Sabemos que manter nosso corpo em bom estado nutricional inegavelmente nos proporcionará uma melhor qualidade e quantidade de cabelos. Para saber qual vitamina realmente fará diferença para seus cabelos, se informe com seu médico dermatologista : ele poderá fazer uma análise tricoscópica (exame dos cabelos com auxílio de aparelhos) e pedir alguns exames de sangue.

Se o seu cabelo realmente precisar de vitaminas, existem vários tratamentos que podem ser feitos além de tomar comprimidos ou simplesmente melhorar a alimentação.

Saiba mais sobre alguns desses tratamentos nos links abaixo :

Drug delivery 

– MMP Capilar


 

Dra. Maise Sampaio

Médica Dermatologista
CRM-GO 12756 / RQE 8130
www.maisesampaio.com.br

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google

 


 

O post Seis vitaminas que realmente são importantes para os cabelos apareceu primeiro em Dermatologia e Saude.

SEGUIR BELEZA E BEM ESTAR

Acompanhe as outras novidades e conheça a galera que faz parte deste assunto.

COMENTÁRIOS



Carregando Comentários...